Novo celeiro agrícola mundial nasce no extremo norte do Brasil

Publicado em 31/08/2016 09:36
Novo celeiro agrícola mundial nasce no extremo norte do Brasil

A mais recente fronteira agrícola do país, Roraima vem alcançando bons resultados e animando os agricultores que desejam explorar a região.

Para Aluízio Nascimento, produtor rural de Boa Vista (RR), a região possui boas oportunidades de investimento com infraestrutura e condições de solo ideais para produção agrícola.

As conjunções de clima e, principalmente, a proximidade e facilidade no escoamento da produção são os diferenciais. "A oportunidade de escoamento gera melhores preços e liquidez", lembra Nascimento. Além da possibilidade de exportação há ainda a alternativa de destinar os grãos à produção de proteína animal local.

O jornalista João Batista também destaca que o estado tem sido acolhedor aos agricultores de outras regiões que buscam novos desafios na fronteira agrícola. "A infraestrutura facilita muito quem quer investir na agricultura", ressalta o produtor rural, Marlon Buss.

Dificuldades, no entanto, ainda existem. João Paulo Menezes, também produtor rural, destaca a falta de segurança jurídica como o principal implicador da região. "Mas, as modificações necessárias já estão acontecendo", acrescenta.

Uma iniciativa recente do governo estadual foi à regularização de cerca de 4,5 milhões de hectares em títulos fundiários para os produtores que desejam investir no agronegócio. Com a documentação, o acesso ao crédito também será facilitado.

Em entrevista exclusiva ao Notícias Agrícolas, a senadora de Roraima, Suely Campos, contou que a legalização deverá aumentar em até 50% a área destinada para a soja. "É preciso que os produtores deem entrada na documentação de posse para que o processo de legalização seja realizado", explica João Paulo Menezes.

Por: João Batista Olivi e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja e milho em Chicago têm mais uma sessão de alta enquanto açúcar em NY consolida perda de quase 6% na semana
Agro e Prosa Episódio 914 - Como atingir máxima produtividades
Carta para o Papai Noel: Pedidos do Agro para 2025 | Ouça o Agro CNA/Senar #153
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Mercados de soja e açúcar e o planto de rastreabilidade da pecuária nacional
Safra 24/25 do Paraná pode chegar a 25,3 milhões de toneladas de grãos
As perspectivas para o agro em 2025, rumo à COP do Brasil
undefined