USDA indica primeiros trabalhos de colheita de soja nos EUA e área colhida chega a 3%; milho tem 7%
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe seus novos dados semanais de acompanhamento de safras já apontando números para a colheita da soja norte-americana 2022/23. De acordo com o boletim desta segunda-feira (19), a área destinada à oleaginosa já colhida nos EUA chegou, até o último domingo (18), a 3%, ligeiramente menor do que no mesmo período do ano passado, quando 5% da área já havia sido colhida, mesmo número da média dos últimos cinco anos.
O estado mais adiantado é o da Louisiana, com 48% da área colhida, contra 40% do ano passado e frente aos 53% de média. Estados como Illinois e Iowa ainda não contabilizam uma área considerável com trabalhos de colheita em andamento, enquanto as médias plurianuais são de 2% e 3%, respectivamente.
Ainda sobre a soja, o USDA informa que 55% das lavouras se encontram em boas ou excelentes condições, contra 56% da semana anterior. São 30% dos campos em condições regulares e 15% em condições ruins ou muito ruins, contra os números de 29% e 15% do boletim anterior.
Há 42% das lavouras na fase de maturação, derrubando suas folhas, contra 22% da semana anterior, 55% do ano passado e 47% de média plurianual.
MILHO
Os campos norte-americanos de milho, até o último domingo, foram 7% colhidos, contra 5% da semana anterior, 9% do mesmo período de 2021 e 8% da média. Quem lidera os trabalhos de colheita é a Carolina do Norte - com 62% - e Iowa, maior estado produtor do grãos nos EUA, tem apenas 2% de área colhida, contra 3% do ano passado e 2% também de média.
O reporte indica ainda que 52% das lavouras se encontrem boas ou excelentes condições, contra 53% da semana passada. O índice de lavouras em condições regulares se manteve em 27%, enquanto o de campos em condições ruins ou muito ruins foi de 20% para 21%.