USDA: Vendas semanais de soja dos EUA seguem fortes, mas vêm dentro das expectativas
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe, nesta quinta-feira (10), a atualização dos números das vendas semanais para exportação com dados dentro das expectativas do mercado. Para a oleaginosa, o ritmo das operações já diminuiu consideravelmente dado o elevado percentual do volume previsto já comprometido no país.
SOJA
Na semana encerrada em 3 de dezembro, os EUA venderam 569 mil toneladas de soja, contra um intervalo esperado pelo mercado de 400 mil a 1,1 milhão de toneladas. O volume é 42% menor do que a média das últimas quatro semanas e leva o total acumulado na temporada a 52,906,6 milhões de toneladas, contra pouco mais de 26,9 milhões do ano passado. A China segue na liderança como principal comprador da soja americana. Para todo ano comercial 2020/21, o USDA estima as vendas dos EUA em 59,88 milhões de toneladas.
MILHO
No cenário do milho, as vendas permanecem ainda aquecidas e, na última semana, totalizaram 1,362,2 milhões de toneladas, com destinos não revelados sendo os maiores compradores. O mercado esperava algo entre 700 mil e 1,5 milhão de toneladas. Assim, o total já vendido pelos EUA de milho chega a 39,655,3 milhões de toneladas, bem acima do ano anterior, quando eram 15,48 milhões de toneladas. A estimativa do departamento americano é de que as exportações dos EUA do grão cheguem a 67,31 milhões.
TRIGO
O USDA informou ainda que as vendas semanais de trigo para exportação foram de 616,5 mil toneladas, sendo o México o principal destino. O volume superou as expectativas, que variavam entre 200 mil e 550 mil toneladas.