USDA: Com boas condições de clima, plantio do milho nos EUA chega a 27% e soja 8%
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe seu novo reporte semanal de acompanhamento de safras com os dados de plantio de soja e milho ligeiramente acima das expectativas do mercado.
O plantio do milho chegou a 27% da área, contra 7% da semana anterior e contra expectativas que variavam de 20 a 25%. Há um ano esse número era de 12% e a média dos últimos cinco anos é de 20%. O boletim mostrou ainda que 3% das lavouras de milho já emergiram, contra 2% do ano passado, nesse mesmo período, e 4% de média dos últimos cinco anos.
Ainda de acordo com números do USDA, a semeadura da soja passou de 2 para 8%, contra 2% de 2019, neste mesmo período, e 4% da média dos últimos cinco anos.
"Estes números mostram que o clima está bom no Corn Belt", resumiu o consultor de mercado Fernando Pimentel, da Agrosecurity Consultoria.
E as condições favoráveis permitem aos produtores norte-americanos um bom arranque da temporada 2020/21,ao contrário do que aconteceu no ano passado, quando o cenário era muito adverso com o excesso de chuvas, cheias dos rios e enchentes por todos os lados.
Para esta semana, as previsões indicam um tempo um pouco mais chuvoso para o centro dos Estados Unidos, principalmente para a porção leste do Corn Belt, como mostra o mapa do NOAA para as próximas 72 horas. Neste período, de acordo com o departamento oficial de clima do governo norte-americano, uma grande extensão poderia receber volumes de 25,4 a 50,8 mm de chuvas.
Chuvas nos EUA até 1º de maio - Fonte: NOAA
Na sequência, os mapas já sinalizam algumas mudanças, com um tempo um pouco mais seco entre 4 e 10 de maio, mas um pouco mais frio também no centro norte-americano.
Chuvas para os EUA de 5 a 11 de maio - Fonte: NOAA