USDA: Evolução do plantio de soja e milho dos EUA fica abaixo das expectativas do mercado
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe seus números do avanço do plantio da soja e do milho nos EUA e em ambos os casos os dados vieram abaixo das expectativas do mercado.
Até o último domingo (16), o plantio do milho subiu de 83% para 92%, enquanto o mercado esperava algo na casa de 96%. A média dos últimos cinco anos e de 2018 é de 100%.
Evolução do plantio do milho em relação a anos anteriores - Fonte: Van Trump Report
São 79% das lavouras que já germinaram, contra 62% da semana anterior. Apesar do avanço, o índice mostra um considerável atraso em relação ao ano anterior e da média plurianual, ambos os casos dom 97%.
O USDA informou ainda que são 59% das lavouras de milho em boas ou excelentes condições, 31% em situação regular e 10% em condições ruins ou muito ruins.
A situação do milho é a mais grave até este momento. Os primeiros cálculos já indicam que as perdas na safra americana podem chegar a 50 milhões de toneladas, atribuídas a uma menor produtividade e há uma enorme área que não será plantada nesta temporada.
Abaixo, uma comparação de campos de milho em Bureau County, IL. As fotos são de Kevin Van Trump.
Na sequência, a foto de um campo de milho em White County, Indiana. Em 2018, segundo relato do produtor, os campos já estavam bem mais adiantados. Foto de Doug Morehouse.
Na soja, o avanço da semeadura na semana foi de 60% para 77%, enquanto a aposta dos traders era do plantio já concluído em 80% da área. Em 2018, nesse mesmo período, era de 96% e a média das últimas cinco temporadas é de 93%.
Evolução do plantio da soja em relação a anos anteriores - Fonte: Van Trump Report
O percentual de lavouras germinadas subiu de 34% para 55%, mas ainda muito atrasado em relação a 2018, quando eram 89%, e à média dos últimos cinco anos, de 84%.
Veja também:
>> Com a safra já muito comprometida, Corn Belt tem mais dias de chuvas fortes
>> Safra está bem comprometida nos EUA e momento é oportuno para produtor do BR
Abaixo, veja alguns momentos da nova safra americana em diversos pontos do Corn Belt nos últimos dias: