USDA: Colheita da soja avança nos EUA e chega a 95%; no milho, percentual é de 93%
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reportou no final desta segunda-feira (9) novo boletim de acompanhamento de safras. No caso da soja, a colheita avançou e chegou a 95% da área semeada nesta temporada. Os dados são referentes até o último domingo (8).
O número divulgado pelo departamento ficou em linha com as apostas do mercado, segundo informou o site internacional Farm Futures. Na semana anterior, pouco mais de 92% da área cultivada com o grão havia sido colhida. Já no mesmo período do ano anterior, o índice era de 89% e a média dos últimos cinco anos é de 93%.
Para o milho, o USDA indicou os trabalhos de colheita completos em 93% da área plantada, no mesmo período. Até a semana anterior, cerca de 85% da área havia sido colhida. O percentual ficou acima das estimativas dos participantes do mercado, que estavam em 91%.
Enquanto isso, no mesmo intervalo do ano anterior, a colheita do cereal americano estava completa em 78% da área semeada. A média dos últimos cinco anos é de 88%, ainda de acordo com dados do USDA.
O órgão ainda informou que a semeadura do trigo de inverno subiu de 88% para 92% até o último domingo. No mesmo período do ano anterior, em torno de 93% da área já havia sido plantada e a média dos últimos cinco anos é de 94%.
O índice de lavouras emergidas passou de 72% para 80%, no mesmo período. O percentual é o mesmo observado na média dos últimos cinco anos e está ligeiramente abaixo do registrado em igual intervalo do ano anterior, de 82%. O departamento ainda projetou que cerca de 49% das lavouras de trigo apresentam boas ou excelentes condições.