Marrocos estenderá importações de trigo até o final de abril após seca

Publicado em 17/12/2024 07:12

PARIS, 16 de dezembro (Reuters) – O Marrocos continuará dando subsídios para importações de trigo para moagem até o final de abril de 2025, informou a agência estatal de grãos ONICL na segunda-feira, sugerindo que o país continuará importando trigo enquanto a seca atinge o fornecimento doméstico.

Marrocos importou muito trigo nos últimos dois anos após sucessivas safras ruins, tornando-se um importante mercado de exportação para a União Europeia e, cada vez mais, para a Rússia.

A decisão de estender o esquema de subsídios que deveria terminar em dezembro foi tomada pelos ministérios das finanças e da agricultura do Marrocos, e a ONICL divulgará mais detalhes posteriormente, disse a agência em um comunicado em seu site.

No passado, Marrocos fechou seu mercado para importações por períodos durante bons anos de colheita para proteger o fornecimento doméstico. Mas o país do norte da África manteve sua janela de importação aberta ao longo de 2024

A prorrogação do esquema de subsídios potencialmente manterá um fluxo constante de fornecimento para os moleiros até a próxima colheita local.

A França tem sido o principal fornecedor estrangeiro de trigo para o Marrocos por muitos anos e a perda de participação de mercado para a Rússia na Argélia tornou o mercado marroquino ainda mais crucial para os comerciantes franceses.

Mas uma péssima colheita francesa e medidas do Marrocos para incentivar a concorrência de fornecedores mais baratos do Mar Negro ajudaram a Rússia a expandir sua presença este ano.

Espera-se que a Rússia seja o maior fornecedor de trigo para moagem de Marrocos em 2024/25, ultrapassando a França, diz associação marroquina de comerciantes de grãos FNCL disse em outubro.

(Reportagem de Gus Trompiz e Ahmed Eljechtimi Edição de Tomasz Janowski e Andrew Heavens)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abitrigo diz que dólar eleva custos e aumento do preço da farinha "será inevitável"
Exportação de trigo da Rússia deve bater recorde na 1ª metade de 2024/25
Rússia confirma corte de 63% na cota de exportação de trigo na temporada 2024/25
Governador de SP solicita prorrogação de benefícios fiscais ao setor moageiro até 2026
USDA traz vendas semanais de trigo para exportação dentro do esperado pelo mercado
Previsão de exportação de trigo da França em 2024/25 indica menor volume em décadas
undefined