Seca domina campos de semeadura de grãos de inverno na Ucrânia, dizem meteorologistas

Publicado em 05/09/2024 07:36

KIEV, 4 de setembro (Reuters) - Os agricultores ucranianos começaram a semear as safras de grãos de inverno para a colheita de 2025, mas a disponibilidade de umidade no solo na maioria das regiões da Ucrânia é extremamente baixa, disseram meteorologistas estatais na quarta-feira.

Nos últimos anos, a Ucrânia tem enfrentado com frequência uma falta de umidade do solo durante a semeadura de outono, mas os agricultores esperam que um inverno úmido e ameno e um clima favorável na primavera permitam uma boa colheita.

"A seca continuou e se intensificou nos campos destinados à semeadura da safra de inverno do próximo ano", disseram meteorologistas em um relatório.

"Após a onda de calor de julho, em agosto, em meio a um severo déficit de precipitação e altas temperaturas, a seca do solo e da atmosfera se intensificou nas regiões sul, central e leste, espalhando-se para cerca de 60-70% da área, incluindo as regiões ocidentais", observaram.

O Ministério da Agricultura ucraniano disse esta semana que os agricultores começaram a semeadura de grãos de inverno para a colheita de 2025, semeando os primeiros 27.700 hectares de trigo de inverno.

O trigo de inverno geralmente representa 95% da produção anual de trigo da Ucrânia.

A Ucrânia concluiu a colheita de trigo de 2024, debulhando 21,8 milhões de toneladas da commodity, em comparação com mais de 22 milhões de toneladas em 2023.

Reportagem de Pavel Polityuk, Edição de Louise Heavens

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Seca domina campos de semeadura de grãos de inverno na Ucrânia, dizem meteorologistas
Exportações de trigo da Ucrânia para 2024/25 serão limitadas a 16,2 mi t
Trigo/Cepea: Colheita começa a ganhar ritmo no PR, mas liquidez segue baixa no spot
Clima favorável aumenta perspectivas para colheita de trigo na Austrália
Terceiro ano consecutivo de quebra de safra: Adversidades climáticas comprometem a produção de trigo no Brasil
Brasil deve manter ritmo de importação de trigo, diz Abitrigo