Potencial do trigo em MT será debatido na Parecis SuperAgro

Publicado em 28/02/2023 10:11
Potencial do trigo em MT será debatido na Parecis SuperAgro

O potencial do trigo mato-grossense está na pauta da Parecis SuperAgro deste ano. Para mostrar a viabilidade do cultivo no estado, o chefe-geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski, fará palestra no evento de Campo Novo do Parecis na quinta (30/03).

“O trigo pode ser uma opção para o sistema de produção de Mato Grosso, pois há oferta ambiental, regime hídrico adequado e, por isso, trigo de sequeiro e irrigado são totalmente viáveis”, explica.

O Brasil deve produzir 10,5 mil toneladas de trigo na safra 2022/23, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Rio Grande do Sul e Paraná são os principiais estados produtores, mas Mato Grosso também pode se tornar destaque em alguns anos se depender do incentivo de empresas de pesquisa e produtores rurais.

O estado é importador de trigo, mas já há uma movimentação para que uma agenda pública de incentivo à produção do cereal seja implantada no estado e mude esta configuração.

“A Embrapa contribuirá com esta agenda com pesquisa, pois a agricultura brasileira é movida à ciência. Já sabemos, por exemplo, que o trigo é descarbonizante e vamos explicar tudo isso em Campo Novo do Parecis”, diz o chefe-geral da Embrapa Trigo.

Soja. A soja é o carro-chefe da agricultura mato-grossense e, a cada safra, os produtores rurais buscam mais produtividade e rentabilidade com respeito ao meio ambiente. O Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) desafia os agricultores a aumentar a produtividade e a lucratividade com a cultura da soja.

A palestra ocorrerá na manhã de sexta (31/03) com Breno Araújo, diretor do Cesb, e Winicius Menegaz, consultor campeão estadual de Mato Grosso. “Vou falar da experiência que tive em participar dos desafios do Cesb e o que isso tem ajudado no meu dia a dia para busca de melhores produtividades”, conta Menegaz.

Breno explica que em 15 anos de desafio do Cesb, foi possível mapear pontos importantes para os produtores rurais. “Entendemos o que eles têm em comum e como conseguem resultados fantásticos de produtividade e lucratividade com a agricultura, tudo isso reduzindo impacto ao meio ambiente, usando práticas de conservação de solo e da água e fixação de carbono”, informa.

Parecis SuperAgro ocorrerá de 28 a 31 de março de 2023, no Parque de Exposições Odenir Ortolan, em Campo Novo do Parecis (MT). Mais novidades sobre o evento podem ser conferidas em https://bit.ly/Parecis2023.

Fonte: Comunicação Parecis SuperAgro

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Condições climáticas variáveis dificultam plantio do trigo no RS
Hedge de trigo permite lucratividade mesmo em períodos de incerteza
Chuva alivia lavouras de trigo no Sul e Centro-Sul do Brasil, aponta EarthDaily Agro
Pesquisa indica momento e quantidade de água ideais para irrigação do trigo no Cerrado
Trigo/Cepea: Perspectivas entre agentes diferem, e preços variam
CNA participa de reunião da Câmara Setorial de Culturas de Inverno