INTERNACIONAL: China pode importar mais açúcar este ano

Publicado em 10/02/2010 10:21 e atualizado em 10/02/2010 12:03
Com uma baixa nos estoques e aumento da demanda, importações podem ser maior do que as esperadas.
A China, segundo maior consumidor de açúcar do mundo, pode importar mais para abastecer a baixa de seu estoque causada por uma complicação no clima, segundo o relatório de pesquisa do escritório de Beijing.

Desastres naturais e condições climáticas desde setembro, aliados ao aumento do consume pode gerar uma baixa de 2 milhões de toneladas este ano. Importações não foram previstas para esse ano. Os carregamentos ganharam 36,5% para 1,1 milhão de toneladas em 2009. 

A produção de açúcar da China pode cair 10,6 milhões de toneladas no período 2009-2010 por conta de uma seca que afetou as principais regiões de produção, segundo o Guangxi Bulk Sugar Exchange Center. 
 
“Os fundamentos do açúcar estão muito bons, tanto em demanda e oferta quanto no clima”, disse Chai Ning, analista da Cofco Futures. “A redução da produção está prevista para ser maior do que o estimado anteriormente. A tendência de queda é difícil”. 

A demanda de açúcar na China pode exceder a produção em 3,3 milhões de toneladas depois de a seca e o tempo frio cortarem os lucros. 

A China tem 2,1 milhões de toneladas de açúcar estocadas. Toda essa quantidade ainda não pode ser vendida para sanar essa baixa por se tratar de uma “reserva nacional estratégica”. 

Tradução: Carla Mendes
Fonte: Bloomberg

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar fecha com alta de quase 3% em NY diante de queda de produção na Índia
Etanol sobe 18,61% e gasolina 9,39% no acumulado de 2024, afirma Edenred Ticket Log
Ganhos do açúcar superam 2% em Nova York na tarde desta 5ª feira (02)
Produção de açúcar da Índia cai 15,5% ano a ano com menor produção de cana, diz órgão comercial
Açúcar registra leves altas nesta 5ª feira (02) nas bolsas de Nova York e Londres
Etanol/Perspectiva Cepea: Produtividade da cana da safra 2025/26 deve ser menor
undefined