Ciclone Jasper pode ter inundado cerca de 20% da área de cana no principal estado produtor da Austrália

Publicado em 20/12/2023 16:46
Outras culturas agrícolas como a manga, banana, mamão e lichia também tiveram danos com as chuvas em Queensland, que chegaram a até 2 metros

O ciclone Jasper, que passou pela Austrália, pode ter inundado cerca de 20% da área de cana-de-açúcar em Queensland, o principal estado produtor da cultura agrícola no país. Agora, as inundações nas lavouras precisam baixar para que as perdas possam ser contabilizadas pelos produtores, segundo a Canegrowers. As informações são do The Australian Financial Review.

Há certo alívio porque a maioria dos canaviais do estado já tinham terminado a colheita, mas ainda assim os produtores se preocupam com as áreas recém-plantadas e cana-açúcar. Em apenas sete dias, algumas localidades do estado australiano registraram até dois metros de chuva, de acordo com informações do primeiro-ministro do Queensland, Steven Miles.

Dan Galligan, presidente-executivo da entidade produtora de açúcar da Australia, a Canegrowers, disse para o jornal Financial que ainda não eram claros os danos na cana-de-açúcar do estado, já que a colheita terminou recentemente. Os produtores de cana, porém, avaliam cenários potenciais, com uma preocupação para a cultura que foi recém-plantada.

Algumas lavouras ainda estão em dormência ou utilizam a rebrota da cana existente para a produção no ciclo seguinte, de acordo com o representante. Ainda de acordo com Galligan, a cana recentemente plantada em Queensland poderia representar cerca de 20% das terras agrícolas do estado e a preocupação maior está na possibilidade de ela ser perdida.

"Esses são os [produtores] mais vulneráveis", disse Galligan. Ele explica que o seguro contra inundações ainda é muito caro para a maioria dos agricultores do país.

Além da cana, outras culturas como a manga, banana, mamão e lichia também tiveram danos - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Galligan disse ainda que outras canas, mais enraizadas no solo, poderiam se perder se ficassem submersas por mais de 72 horas, mas as águas das enchentes pareciam estar escoando rapidamente depois do ápice das chuvas. O próximo passo dos agricultores será fazer a limpeza nas terras, além de reparar quaisquer danos às infraestruturas ao redor das propriedades.

Além da cana, outras culturas como a manga, banana, mamão e lichia também tiveram danos com as chuvas em Queensland. O Jasper, que atingiu a costa do país na semana passada com danos iniciais leves se prolongou no final de semana e início desta semana, e inundou centenas de casas e danificou estradas importantes. Uma pessoa está desaparecida.

Os possíveis danos na safra da Austrália são mais um componente altista aos preços do açúcar, que já estão valorizados no cenário internacional em meio ao impacto do clima na safra asiática – principalmente em países como Índia e Tailândia –. Galligan diz que quaisquer perdas causadas pelo Jasper significariam que alguns agricultores não conseguiriam vender tanto açúcar como planejado e nos altos preços registrados neste momento.

Com informações do The Australian Financial Review

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar: Mercado segue monitorando Brasil e Índia, mas se mantém no negativo
Açúcar: Tipo bruto avança com preocupação com o Brasil, mas açúcar branco recua em Londres
Orplana e Unica firmam acordo com FGV Agro para revisão do Consecana-SP
Açúcar abre estendendo baixas em Nova York e Londres
Etanol/Cepea: Preços sobem pela 3ª semana consecutiva