Açúcar salta mais de 1% nesta tarde de 6ª feira em NY e Londres após baixas recentes
Os contratos futuros do açúcar operam com alta expressiva nas bolsas de Nova York e Londres nesta tarde de sexta-feira (08). O mercado tem suporte de ajuste de posições ante as baixas recentes, além de seguir as oscilações do petróleo no internacional.
Às 13h20 (horário de Brasília), o vencimento mais negociado do açúcar bruto na Bolsa de Nova York tinha valorização de 1%, a 23,26 cents/lb. Em Londres, o primeiro contrato registrava alta de 1,21%, negociado a US$ 654,10 a tonelada.
O mercado vem de recuos seguidos nos últimos dias nas bolsas internacionais em meio às expectativas positivas com o avanço da safra 2023/24 do Brasil, além de notícias sobre a Índia, que pediu para as usinas voltarem a direcionar cana para açúcar.
Agora, ajustes técnicos são vistos. Além disso, os preços têm suporte da valorização no dia de quase 3% do petróleo. As oscilações do óleo bruto impactam diretamente na decisão de produção das usinas do Centro-Sul, se serão mais voltadas ao adoçante ou etanol.
"Os negociantes disseram que a decisão da Índia de direcionar as usinas de açúcar para se concentrarem na produção de açúcar e não usar caldo ou xarope de cana para produzir etanol não foi tão pessimista quanto se poderia pensar", reportou a Reuters.
Ainda assim, os fundos continuam a liquidar as suas posições, o que significa que os preços do açúcar provavelmente continuarão a cair no curto prazo.
O mercado também monitora a chegada de um ciclone que poderá atingir Queensland, o maior estado produtor de açúcar da Austrália, responsável por 95% da produção. As informações são da Bloomberg. o país está entre os 10 maiores produtores de açúcar do mundo.