DATAGRO promove premiação em excelência verde para empresas com maior pontuação no Renovabio

Publicado em 20/10/2023 11:32 e atualizado em 31/10/2023 15:02
Em parceria com a BENRI Ratings, agência de classificação de eficiência e risco operacional para agroindústrias, o DATAGRO GREEN EXCELLENCY AWARDS reconhecerá as empresas com melhor ranking de fator de emissão na geração de Créditos de Descarbonização (CBIOs) no âmbito do RenovaBio

 23ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol será palco da premiação “DATAGRO Green Excellency Awards”. Durante a tarde do dia 23 de outubro - no hotel Grand Hyatt, em São Paulo –as empresas mais eficientes na emissão de CBIOs, créditos que representam cada tonelada de CO2 que deixou de ser liberada na atmosfera no processo de produção, distribuição e consumo de combustível, serão reconhecidas e homenageadas no principal evento do setor sucroenergético, que ocorre na mesma semana em que é realizado o tradicional Sugar & Ethanol Dinner em São Paulo.

Aprovado por expressiva maioria no Congresso Nacional, sancionado na forma da Lei 13.576 em 2017, regulamentado e implementado a partir de meados de 2020, o RenovaBio é a Política Nacional de Biocombustíveis, tendo se consolidado como um dos maiores programas de descarbonização do mundo, com o objetivo de promover e expandir a produção de biocombustíveis fundamentada na previsibilidade e na sua sustentabilidade ambiental, econômica e social. No mês de julho de 2023, o programa atingiu a marca de 100 milhões de créditos de descarbonização (CBIOs) emitidos, desde a primeira emissão desse ativo ambiental ocorrida em 20 de janeiro de 2020, de acordo com o balanço da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Isso significa que, desde o início da operacionalização do programa, já foram evitadas, contabilizadas e certificadas as emissões de 100 milhões de toneladas de CO2 equivalente para a atmosfera.

A primeira negociação de CBIOs da história do programa ocorreu em 12 de junho de 2020, com a compra pela DATAGRO de 100 créditos adquiridos, com intermediação da SUCDEN, da empresa ADECOAGRO. Esses créditos foram aposentados segundo as regras do programa para mitigar emissões relacionadas à conferência da DATAGRO daquele ano.

“O Renovabio é um dos maiores programas de descarbonização do mundo e o DATAGRO Green Excellency Awards vem homenagear e valorizar, de forma totalmente independente, as empresas mais eficientes no sequestro de carbono da atmosfera”, declara Guilherme Nastari, diretor da DATAGRO.

Para a seleção dos prêmios de mais eficientes do ano serão consideradas apenas as empresas que possuem certificados válidos atualmente. São 6 categorias, Mais Eficientes em Geração de CBIOS em:

  • Etanol de Cana Centro-Sul,
  • Etanol de Cana Norte-Nordeste,
  • Etanol de Usinas Flex (Cana e Milho),
  • Etanol de Milho,
  • Biodiesel, e
  • Biometano.

Na categoria Mais Eficiente em Geração de CBIOS – Etanol de Cana Centro-Sul 223 empresas participam da seleção ao prêmio. Já na categoria Etanol de Cana Nordeste são 37 participantes. São 7 empresas participando na categoria Etanol de Usinas Flex, e também 7 participantes na categoria Etanol de Milho. Na categoria de Mais Eficientes na Geração de CBIOS em Biodiesel serão consideradas 37 empresas; e, por fim, em Biometano, 4 participantes.

A expectativa é que em seus primeiros 11 anos de história, o Renovabio promova a descarbonização de mais de 700 milhões de toneladas de CO2 equivalente. Somente em 2022, foram mitigadas 35,98 milhões de toneladas de CO2 equivalente.

Serviço
Cerimônia de Premiação: DATAGRO Green Excellency Awards

Local: 23ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol
Hotel Grand Hyatt São Paulo, Avenida das Nações Unidas, 13301 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04578-000
Dia: 23 de outubro de 2023, segunda-feira
Horário: 16h30 às 17h00

Fonte: DATAGRO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alta do petróleo evita perda mais expressiva e açúcar fecha 6ª feira (22) com variações mistas
Açúcar recupera perdas em NY, sobe quase 1% e fica quase estável no acumulado semanal
Futuros do açúcar seguem pressionados e abrem novamente em queda nesta 6ª feira (22)
Açúcar cai mais de 1% em NY pressionado por previsão de menor déficit global em 2024/25
Açúcar amplia queda em NY e Londres e cotações trabalham próximas às mínimas deste mês
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana
undefined