Alysson Paulinelli é homenageado na Megacana 2023

Publicado em 11/08/2023 18:17 e atualizado em 14/08/2023 12:11
Ainda na parte da manhã diversas personalidade do setor receberam o troféu Megacana e também aconteceram outras palestras e painéis

Citado como um dos nomes de referência em defesa do agronegócio brasileiro, a Canacampo denominou o CADI – Centro de Aprendizagem, Difusão e Inovação, com o nome do produtor e ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, falecido recentemente. A entidade destacou o papel importante que ele desempenhou na luta pela valorização do agronegócio.

Ainda na parte da manhã de quinta-feira, 10,  foram entregues as homenagens às personalidades que contribuíram com o setor. Receberam o troféu Megacana: Deputado Estadual Raul Belém; a secretária de Meio Ambiente, Marília Melo; o Grupo Jalles Machado, representado por Joel Soares (Usina Santa Vitoria); Pedro Roberio Nogueira, Presidente do Sindaçúcar; Luís Cláudio Inácio da Silveira, UFV\Ridesa; Vagner Laércio Gomes, da Sergomel; Franciele Bernal Rivero Nogueira, diretor financeira da Fazenda Santo Antônio e diretora da Canacampo, Vilmar Roge Salomão e Alemar Roge Salomão, sócios da Agropecuária Avil e fornecedores Canacampo; Amadeu Bernardes, produtor da fazenda Santo Inácio; e o ex-ministro da Agricultura, Marcos Montes Cordeiro.

O coordenador do grupo de trabalho da Reforma Tributária, deputado federal Regional Lopes, falou sobre a legislação, que ainda tem que ser votada no Senado Federal. Ele destacou alguns pontos da legislação em relação ao agronegócio e afirmou que, praticamente 90% das demandas do Setor Sucroenergético foram atendidas na reforma tributária. Ele também ressaltou a importância do setor para o Brasil. Durante esse bate-papo na Megacana, Lopes estava acompanhado do CEO da Coruripe, Reginaldo Lopes e do presidente do Conselho de Administração da CMAA, José Francisco Santos.

A tarde do último dia (10), da Megacana Tech Show Brasil, foi marcada pela palestra do técnico da Seleção Brasileira de Voleibol, Zé Roberto Guimarães. Em uma palestra dinâmica e motivadora, ele falou sobre liderança e performance, destacando os desafios de sua carreira e o trabalho em equipe, que resultaram em grandes conquistas.

Ainda na quinta, aconteceu o painel da Faemg Senar que contou com uma palestra de Evaristo Mirando, doutor em Ecologia pela Universidade de Montpellier, na França. É pesquisador da Embrapa e membro da Academia Nacional de Agricultura da SNA e do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP. Miranda tem 1.400 artigos publicados no Brasil e exterior e é autor de 56 livros. O tema de Miranda foi Produção Sustentável. O pesquisador afirmou que “nenhuma categoria profissional preserva mais o meio ambiente, destina recursos e tempo que os agricultores”. O painel contou com a participação dos secretários de Estado da Agricultura, Thales Fernandes, de Meio Ambiente, Marília Melo e o presidente do sistema Faemg Senar, Antônio Pintagui de Salvo.

O consultor Marcelo Prado, durante sua palestra “O caminho para vencer em mercados competitivos como o da soja”, destacou o potencial do agronegócio, a valorização da produção agrícola e deu orientações para acertar de forma efetiva nas tomadas de decisões, lembrando da necessidade de se acompanhar as informações políticas, da economia, do mercado, bem como ser digital e ter profissionais capacitados. Já Cláudio Júnior Oliveira, Diretor Operacional do Sindag, lembrou que o setor da aviação agrícola é um dos principais fomentadores para o desenvolvimento tecnológico, principalmente no combate e defesa de pragas, no manejo das lavouras, e na otimização de tempo. O Brasil tem a segunda maior frota área agrícola do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Ainda na sexta, aconteceu o painel Papo com as Usinas com Mário Lorencato (Coruripe), Marcelo Bosquetti (CMAA) e Manoela Vizzotto (Santo Ângelo) e o presidente da Siamig, Mário Campos, como mediador. Também aconteceu novamente, o painel dos Produtores, com Silvio Neto, Pedro Júnior, Thiago Xavier e Luciano Contim. Após o encerramento das palestras, os participantes deram continuidade as visitas aos estandes. 
A feira  foi uma realização da Cancampo e Siamig. A Solis foi a agência oficial do evento. Entre as empresas patrocinadoras estavam: Ubyfol, Coruripe, Koppert, Sergomel, Copercana, Basf, Bayer (Master) e Semeagro, Invicta Bio e Carbom Brasil (Ouro).

Fonte: Megacana

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do açúcar abrem em baixa nesta 5ª feira (26) na Bolsa de Nova York
Futuros do açúcar têm leve recuperação em NY, mas seguem pressionados pela produção brasileira
Média diária de exportação de açúcar até a 3ª semana de dezembro é 42% inferior à de 2023
Problemas climáticos afetam produção de açúcar da Índia e expectativas de exportação
Alta do açúcar nesta 2ª feira (23) perde força e cotações ficam praticamente estáveis em NY
Açúcar abre em alta nesta 2ª feira e recupera parte das perdas registradas na última semana
undefined