Produção de açúcar da Índia pode cair 3,3% com chuvas fracas

Publicado em 02/08/2023 08:46

 

Por Rajendra Jadhav

MUMBAI (Reuters) - A produção de açúcar da Índia pode cair 3,3%, para 31,7 milhões de toneladas, no ano comercial de 2023/24, que começa em 1º de outubro, já que chuvas mais escassas nos principais estados produtores pode prejudicar os rendimentos, disse uma importante entidade comercial nesta quarta-feira.

A menor produção de açúcar reduziria as exportações do segundo maior produtor mundial do adoçante e sustentaria os preços globais, que estão negociando perto de máximas de vários anos.

A produção de açúcar deve cair no estado ocidental de Maharashtra e no vizinho Karnataka, que juntos respondem por mais da metade da produção total da Índia, disse a Associação Indiana de Usinas de Açúcar (ISMA, na sigla em inglês) em um comunicado.

Os principais distritos de cultivo de cana de Maharashtra e Karnataka receberam até 39% de chuvas abaixo do normal até agora nesta temporada de monções que começou em 1º de junho, de acordo com dados do departamento de clima.

"A safra de cana estava enfrentando estresse de umidade até o final de junho. As chuvas em julho foram boas, mas os modelos climáticos estão sugerindo chuvas menores em agosto e setembro, o que pode levar a rendimentos mais baixos", disse um comerciante de Mumbai com uma trading global.

A produção de cana-de-açúcar caiu devido à menor precipitação em junho-julho e reduziu a produção para 32,8 milhões de toneladas, ante projeções iniciais de 36,5 milhões de toneladas.

A Reuters foi a primeira a informar em dezembro sobre a provável queda na produção.

A diminuição na produção deste ano levou a Índia a limitar as exportações a 6,1 milhões de toneladas, depois de ter exportado mais de 11 milhões de toneladas no ano anterior.

A Índia deve permitir exportações de 1 a 2 milhões de toneladas na próxima temporada ou evitar totalmente os embarques, já que o governo está empenhado em manter os preços locais sob controle, disse o comerciante.

O consumo de açúcar do país na próxima temporada pode ficar em torno de 27,5 milhões de toneladas, disse a ISMA.

A ISMA disse que a estimativa de produção da próxima temporada está baseada na suposição de que as usinas destinariam 4,5 milhões de toneladas de açúcar para a produção de etanol.

No entanto, traders disseram que a destinação pode chegar a 5,1 milhões de toneladas, já que as usinas do Estado de Uttar Pradesh, no norte, aumentaram sua capacidade de produção de etanol.

(Reportagem de Rajendra Jadhav)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produtividade da cana no Centro-Sul em outubro cai 20% em relação à da safra passada, diz CTC
Baixas do açúcar ganham força com mercado menos preocupado com disponibilidade da próxima safra
Na Inglaterra, ORPLANA destaca o futuro da cana-de-açúcar no cenário global
Açúcar segue pressionado e abre em baixa nesta segunda-feira (25)
Alta do petróleo evita perda mais expressiva e açúcar fecha 6ª feira (22) com variações mistas
Açúcar recupera perdas em NY, sobe quase 1% e fica quase estável no acumulado semanal
undefined