COPLACANA 74 anos: evoluindo para ajudar o homem do campo
Foi graças à iniciativa de 57 produtores rurais, que se uniram para adquirir fertilizantes agrícolas em conjunto, que nasceu a Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (COPLACANA) no dia 10 de outubro de 1948. Completando 74 anos, a história da cooperativa, que nasceu com a finalidade de facilitar a vida do pequeno produtor que tinha dificuldades para adquirir insumos e assistência técnica, confunde-se com a própria história do agronegócio brasileiro.
Nesses 74 anos de atuação, a COPLACANA passou a atender, além de produtores de cana, pecuaristas e produtores de grãos, passou a comercializar maquinários e implementos por meio de parcerias com a Massey Ferguson, e mais recentemente a Kuhn, ampliou sua presença para Minas Gerais, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul, conta com uma área de agricultura de precisão, mantém 35 lojas que oferecem mais de 12 mil itens em seu portfólio, possui uma fábrica de ração, boitel, uma Central de coleta para descarte correto das embalagens de defensivos, bem como o Avance Hub, criado para oferecer tecnologia de ponta e inovação a seus cooperados.
Diante desse cenário de expansão, José Coral, vice-presidente da COPLACANA, defende que a cooperativa é exemplo de que o progresso pode ser constante. “Nossos sonhos e projetos não param. Foram mais de 20 anos à frente como presidente, hoje como vice-presidente, tenho muito orgulho em participar ativamente dos seus 74 anos. Para o futuro, esperamos crescer ainda mais, continuar essa história com bons parceiros”, reflete.
Na avaliação de Arnaldo Antonio Bortoletto, presidente da COPLACANA, seus 74 anos são marcados pelo crescimento minuciosamente planejado, que diversificou as culturas trabalhadas e levou sua presença para outros Estados. Dentro dessa expansão, Bortoletto defende que a instalação do processo de governança da cooperativa é o grande destaque.
“Graças ao processo de governança, há mais de dez anos temos uma diretoria eleita e uma contratada, que aumentou ainda mais a profissionalização dentro da cooperativa, nosso grau de transparência, bem como nosso tamanho, desenvolvendo-se concomitantemente ao setor do agro, que agora está muito forte”, afirma Bortoletto.
Assim, a cooperativa vem conseguindo se desenvolver e atingir seus objetivos que são oferecer produtos de qualidade, elevar a produtividade dos cooperados para que cresçam junto à COPLACANA. “Pensando nesse movimento, criamos a área de agricultura de precisão e inovação tecnológica com o nosso Avance Hub, que visa filtrar novas empresas que criam soluções específicas para o agro e melhorem os resultados de nossos cooperados”, diz o presidente.
Para Roberto Rossi, diretor de negócios, a trajetória da governança é também o que marca esses 74 anos da COPLACANA. Com sete anos de casa, Rossi relembra que os últimos anos foram dedicados a consolidar a governança da entidade. “Mudamos nosso estatuto para melhorar a gestão da cooperativa, trouxemos diretores executivos de mercado não cooperados, o que acelerou nosso processo de tomada de decisão e nosso planejamento estratégico mudou de patamar”, afirma Rossi.
Há dois anos e meio na COPLACANA, Fábio Veloso, diretor de operações sente-se orgulhoso em fazer parte de uma “instituição que consegue manter sua história, sua essência, o olhar muito forte para o cooperativismo, sua relação com os cooperados, manter isso nos dias atuais não é fácil e muitas cooperativas acabam perdendo isso ao longo do tempo”.
Para Veloso, levar a COPLACANA para onde ela está hoje, com 74 anos, mantendo tudo isso foi uma conquista enorme. “Evoluir crescer, aumentar faturamento, aumentar número de filiais, expandir para vários estados, conseguir entrar em outras culturas, outros segmentos, algo que foi um desafio enorme e que podemos agora dizer que é uma conquista, porque estamos muito presentes nas áreas de grãos, de máquinas, de implementos, ração. Essa conquista é da COPLACANA, chegar no momento atual, mantendo toda a tradição, todas as coisas boas que foram construídas nesse período”, diz Veloso.
Para o diretor financeiro da Coplacana, Claudio Rossi, um dos papéis da cooperativa, desde o princípio, é oferecer auxílio ao cooperado, se colocando à disposição em situações adversas. “Ao longo da história, a Coplacana desempenha um papel importante de financiar a cultura de seus cooperados. Temos, como objetivo, facilitar o acesso a linhas de financiamento em condições financeiras com taxas adequadas às praticadas para custeio da sua produção, alinhadas aos prazos de suas culturas. Além disso, a cooperativa está aberta a discutir situações como reprogramação de pagamentos, a fim de auxiliar nas dificuldades que possam surgir no dia a dia da lavoura”, disse.
Claudio Rossi salienta ainda que pela diversidade de seus negócios e presença em diferentes estados, a gestão do negócio da Coplacana torna-se complexa, havendo a necessidade de trazer inovações em sistema de gestão, desenvolvimento e qualificação de seus colaboradores, além de melhorar processos e controles. A consolidação de todos estes pilares de gestão, culminou no atual projeto denominado “Transformação” o qual engloba a implantação de um sistema de gestão de vanguarda (SAP 4/Hana), desenvolvimento de lideranças e gestão eficientes nos processos para que se tornem mais ágeis e atendam aos princípios de governança, controle, aderentes às boas práticas de mercado”, destacou.
O que esperar do futuro
Datas comemorativas servem para refletir sobre a nossa história e o que esperamos para o futuro. Rossi diz que o futuro da COPLACANA já está sendo desenhado, pensando que o setor do agronegócio não para e que há muita coisa pela frente. “Estamos nos adequando às mudanças, sem descuidar das pessoas que estão aqui com a gente. Precisamos de um time engajado, que tenha propósito, que entenda o que é uma cooperativa, como atender bem o cooperado, e a gente tem cuidado bem para ter um time forte, que entenda seu propósito e o propósito da cooperativa”.
Veloso acredita que o futuro deve ser muito diferente do que já vemos hoje, pois as mudanças são cada vez mais rápidas. “Acredito que teremos muita automação, robôs, processos industriais mais modernos e vamos ter que conectar esse mundo mais digital, mais tecnológico com as pessoas, que é a essência do cooperativismo, que é a essência da nossa cooperativa, e que é o que nos faz ser uma cooperativa de sucesso”.
Para o futuro, Bortoletto imagina uma cooperativa cada vez mais à disposição dos cooperados. “Também desejo que nossos colaboradores sejam cada vez mais capacitados, treinados para dar o melhor de si e levar toda essa gama de tecnologia que está embutida nos serviços que oferecemos. Espero que as tecnologias novas venham gerar maior economia na parte financeira, um meio ambiente mais saudável, com produtos, com biosoluções que possam ser incorporadas e tenham menos riscos ao meio ambiente”, afirma o presidente da COPLACANA.
José Coral, importante personagem da história da COPLACANA e do que a entidade é hoje, afirma que a cooperativa é exemplo de que o progresso pode ser constante. “Ao longo desses anos estamos cumprindo a nossa missão, construímos uma marca, uma unidade, uma força em favor do agronegócio”, finaliza Coral.
Promoção: Aniversário COPLACANA
Aliar crescimento sem perder de vista sua origem cooperativista é um dos grandes trunfos desses 74 anos de história. Comprometida com este propósito, o cooperado é e sempre será o centro de tudo. É por ele que a cooperativa atua, dia a dia, para oferecer, cada vez mais, os melhores itens para a agricultura e completo serviço de assessoria no campo.
Com esta ideia, a Coplacana promove, até 31 de outubro, uma promoção de aniversário. Produtos da linha varejo, implementos e Massey Ferguson, como óleos, lubrificantes, graxa e pneus para carros, caminhões e máquinas; saúde animal (pequeno e grande portes); suplemento mineral; motobombas; lavadoras de alta pressão e arames, estão com descontos imperdíveis. Muitos outros atrativos também fazem parte da campanha.
As ofertas variam conforme cada produto e são válidas para cooperados e não cooperados. “Todas as lojas estão preparadas para recebê-los e gerar a eles uma ótima experiência de compra. Será um mês de bons negócios. Quem faz aniversário é a Coplacana, mas quem ganha são nossos clientes”, celebrou Fernando Dezen, gerente de negócios do segmento varejo.
Alessandro Barros, coordenador de varejo da Matriz em Piracicaba, acrescenta que a promoção é uma forma de agradecer a fidelidade e parceria dos clientes. “Além de ser uma maneira de movimentar todos e reconhecer quem compra conosco, os clientes ainda contam com a qualidade, diversidade de itens e preços competitivos que a Coplacana tem”, disse.