Etanol hidratado entregue em Paulínia (SP) recua 0,43%, a R$ 3,480/l
O preço diário do etanol hidratado Esalq/BM&FBovespa posto em Paulínia (SP), apurado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea, da Esalq/USP) (SP), recuou 0,43% na apuração de quinta-feira (30), a R$ 3,480 o litro, sem incidir frete e impostos.
Neste mês de março, o etanol já acumula alta de 17,81%.
Apesar de queda nos últimos dois dias, os preços do açúcar vêm de uma trajetória de alta com demanda aquecida.
"Os negócios se concentraram na segunda metade da [última] semana, quando os preços começaram a ensaiar uma reação – os primeiros dias do período foram de menor dinamismo, havendo, inclusive, ligeiras desvalorizações", disse o Cepea.
O fundamento veio da maior entrada de etanol vindo de Goiás e Mato Grosso, segundo a entidade, em função da atratividade do preço praticado em São Paulo.
O Cepea levanta seus indicadores do etanol com base nas negociações realizadas nas usinas do Centro-Sul direcionadas às bases de armazenamento e distribuição de Paulínia e também enviadas às bases de regiões de “influência de Paulínia”, independente do estado de origem, com ajustes para a condição CIF-Paulínia, sendo elas: Guarulhos, Barueri, Santo André, São Caetano do Sul, São José dos Campos, Cubatão, Ipiranga e São Paulo. Não há contagem de frete e impostos.