Bloomberg: Dubai Sugar Giant avança para construir fábrica de beterraba na Espanha

Publicado em 19/07/2021 10:25

Logotipo Notícias Agrícolas

A Al Khaleej Sugar Co. de Dubai , proprietária da maior refinaria de açúcar baseada em porto do mundo, recebeu luz verde para construir uma fábrica na Espanha, estendendo seu alcance além do Oriente Médio e Norte da África.

A empresa planeja iniciar a construção da fábrica em Mérida no próximo ano, disse o diretor administrativo Jamal Al Ghurair. O acordo entre sua subsidiária Iberica Sugar Co. e autoridades espanholas foi assinado na sexta-feira (16), disse ele.

A mudança ocorre no momento em que a Al Khaleej busca se expandir para o processamento de beterraba sacarina, com uma fábrica no Egito e agora outra na Espanha. Os negócios da empresa em Dubai, que processa a cana-de-açúcar in natura, tiveram margens menores nos últimos anos devido aos maiores suprimentos da União Europeia e da Índia, enquanto alguns de seus maiores mercados abriram fábricas próprias.

“Estamos fazendo algo semelhante ao que fizemos no Egito”, disse Al Ghurair por telefone na noite de sexta-feira, acrescentando que a empresa finalmente conseguiu se expandir para a Europa após uma tentativa fracassada no Reino Unido.

A nova fábrica exigirá um investimento de cerca de 500 milhões de euros (US$ 590 milhões) e produzirá até 900 mil toneladas de açúcar por ano, disse ele. É mais ou menos o tamanho da fábrica no Egito em que o grupo Jamal Al Ghurair investiu. As operações na Espanha estão previstas para começar em 2024.

Al Khaleej, que lucra com o refino de açúcar bruto e redistribuindo-o no Oriente Médio e no Norte da África, enfrenta uma concorrência crescente na região. Ela perdeu mercados como o Iraque, pois o país impôs uma tarifa sobre as importações de açúcar branco após construir sua própria refinaria.

Em 2018, quando Al Ghurair anunciou o investimento no Egito, disse que havia “uma mudança de paradigma da cana para a beterraba” no mercado global de açúcar.

Com tradução de informações da Bloomberg

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cana Summit acontece nesta quarta e quinta-feira, em Brasília Cana Summit acontece nesta quarta e quinta-feira, em Brasília
Previsão de chuva nas áreas brasileiras de cana deixa mercado internacional de açúcar em queda nos preços Previsão de chuva nas áreas brasileiras de cana deixa mercado internacional de açúcar em queda nos preços
Árabes investirão US$500 mi em projeto da "supercana", diz Eike
DATAGRO: Mercado de CBios ainda deve registrar superávit de créditos mesmo com manutenção da mistura do biodiesel
Cana Summit recebe representantes internacionais para discutir os desafios globais da cana-de-açúcar
Previsão de chuvas no Brasil pressiona mercado do açúcar, que recupera perdas nessa segunda (31)