Em Ribeirão Preto, Secretário de Agricultura confere os resultados do Centro de Cana do IAC e encontra prefeito Duarte Nogueira
Nesta sexta-feira, dia 2, o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, e o secretário executivo, Francisco Matturro, visitaram, em Ribeirão Preto, o Centro de Cana IAC. O prefeito da cidade, Duarte Nogueira, também esteve presente no Instituto.
O coordenador da APTA, Sérgio Tutui, o diretor-geral do IAC, Marcos Landell, o diretor do Centro de Cana IAC, Mauro Alexandre Xavier, e a diretora do DGE Apta, Renata Branco, apresentaram a unidade.
No local é desenvolvido o Programa Cana IAC que é referência nacional e exemplo para os países interessados na viabilização da canavicultura sustentável.
Itamar Borges pode conferir os resultados de 27 anos de atuação do programa que atingiu os seguintes números:
- 27 variedades IAC, sendo 26 para o setor sucroenergético e uma para fins forrageiros.
- Aproximadamente 20% das variedades lançadas no Brasil na última década são IAC.
- 30% de aumento na produtividade são obtidos com o manejo pelo critério da Matriz de Ambientes do Programa Cana IAC.
- Aproximadamente 90% de acertos na estimativa de safra são alcançados com o Prevclimacana (estimativa de produção da cana) IAC.
- 600 ensaios de campo são realizados pela rede de desenvolvimento de variedades do Instituto Agronômico.
Durante a visita, o secretário conheceu o Centro de Convenções da cana-de-açúcar e a Biofábrica, do laboratório de biotecnologia, coordenado pela pesquisadora Silvana Creste com trabalho dos colaboradores Alexandre Boeer e Maria Melonia.
Em seguida, conduzidos pela pesquisadora Luciana Rossini, foram apresentados os trabalhos do setor de Fitopatologia, pela pesquisadora Larissa Andrade.
Na sequência, o vice-diretor do centro, Carlos Azania, e os (as) pesquisadores (as) Luis Alves e Thais Monteiro, demonstraram as atividades do Laboratório de Análise Molecular e Fitopatologia.
Ao final, o diretor Mauro Xavier, apresentou o Núcleo de Produção de Mudas e o experimento de multiplicação de mudas.
Também estiveram no IAC os secretários municipais de Infraestrutura e da Casa Civil de Ribeirão Preto, respectivamente, Carlos Alencastri e Ricardo Aguiar, da secretária municipal de meio ambiente, Catherine D'Andrea, do superintendente da GCM, Domingos Fortuna, e do assessor parlamentar da secretaria estadual de Agricultura, Fábio Lavagetti.