Canaplan vê queda de até 60 mi t na safra 21/22 de cana-de-açúcar no Centro-Sul

Publicado em 28/04/2021 11:15
Estimativa de produção para a nova temporada é reflexo de uma estiagem contínua nos últimos meses no cinturão produtivo brasileiro

​A safra 2021/22 de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil pode ter redução de até 60 milhões de toneladas ante a temporada anterior, segundo estimativa da Canaplan em evento destinado ao setor. A produção na nova temporada é estimada entre 540 e 553 milhões de t pela consultoria, um recuo entre 11,7% a 13,1% ante o ciclo anterior.

A produtividade média no Centro-Sul não deverá ultrapassar 71,6 t por hectare. O ATR (Açúcares Totais Recuperáveis) parcial por tonelada de cana-de-açúcar deve ser de 139 quilos, ainda considerado bom.

A produção de açúcar na nova temporada é apontada pela consultoria entre 33,1 e 33,8 milhões de t, cerca de 4 milhões de t a menos do que o volume registrado em 2020/21. A safra de etanol também será menor do que a anterior, estimada em cerca de 24 bilhões de litros, cerca de 3 bilhões de l menor do que no último ciclo.

A estimativa da Canaplan para a nova safra de cana, uma das menores do mercado, é reflexo de uma estiagem contínua nos últimos meses no cinturão produtivo do Centro-Sul do Brasil. A consultoria aponta que algumas áreas ficaram cerca de 230 dias sem chuvas durante o período de desenvolvimento das lavouras da temporada 2021/22.

A escassez de chuvas segue neste início de 2021 fazendo com que muitas usinas atrasem a moagem em busca de um maior desenvolvimento das lavouras.

 “Se começar a chover mais cedo, até o mês de setembro, a qualidade da matéria-prima pode piorar. Então é importante processarmos bem até setembro”, disse o diretor agrícola da BP Bunge Bioenergia, Rogério Bremm, durante o evento promovido pela Canaplan.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar cai mais de 1% em NY pressionado por previsão de menor déficit global em 2024/25
Açúcar amplia queda em NY e Londres e cotações trabalham próximas às mínimas deste mês
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana
Açúcar em NY tem 4ª de baixas de até 2%, sentindo pressão do dólar
OIA reduz previsão de déficit global de açúcar para 2024/25
Açúcar fecha com baixas em NY mas contrato março/25 mantém suporte dos 22 cents/lbp
undefined