Beterraba sacarina deve sofrer com frio no cinturão produtor da França

Publicado em 08/04/2021 14:15

PARIS (Reuters) - As temperaturas congelantes em grande parte da França nesta semana podem ter causado graves danos à beterraba recém-plantada, aumentando as dificuldades de um setor atingido por doenças e preços baixos nas últimas temporadas.

A canola também pode sofrer perdas à medida em que a oleaginosa entra no importante estágio de floração, embora os cereais no maior produtor da União Europeia sejam considerados menos vulneráveis, disseram analistas.

Partes da França registram baixas temperaturas recordes, até abaixo de zero em abril, desde terça-feira, o que levou os produtores a tentar proteger vinhas e pomares com sistemas anti-congelamento.

As colheitas de grãos são geralmente mais resistentes do que as frutas. Mas a chegada de um frio intenso no momento em que a beterraba estava saindo do solo pode ter destruído parte da safra, disse o grupo de produtores CGB.

Em sua avaliação inicial, a CGB estimou que entre 10 mil e 40 mil hectares de beterraba recentemente semeada sofreram perdas massivas que exigiriam o replantio, disse Timothe Masson, analista da CGB, à Reuters na quarta-feira.

Isso representaria até 10% da área de beterraba deste ano que o CGB estimou em cerca de 400 mil hectares, já cerca de 6% a menos do que em 2020.

A Tereos, maior fabricante de açúcar da França, disse no Twitter que estava avaliando os danos com seus produtores cooperativos e que fazia contato com fornecedores de sementes após um “fenômeno sem precedentes”.

Os agricultores afetados poderiam plantar beterraba novamente, mas isso dependeria do custo e da disponibilidade de sementes, disse Masson da CGB.

A legislação que reautorizou pesticidas neonicotinóides, anteriormente proibidos para proteger as abelhas, para a beterraba sacarina a partir deste ano para conter doenças nas plantações também pode influenciar as decisões.

O Ministério da Fazenda da França não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre como a lei se aplicaria ao replantio.

A canola pode causar danos localizados às plantações de flores após uma temporada difícil de cultivo, disse a consultoria Strategie Grains.

O impacto sobre cereais como o trigo deve ser limitado a algumas safras bem avançadas, com plantas frequentemente capazes de substituir os caules perdidos durante o crescimento subsequente, disse para repórteres Stephane Jezequel, diretor científico do instituto de safras Arvalis.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ORPLANA repudia veemente os incêndios criminosos que vêm atingindo propriedades rurais na região de Ribeirão Preto
Queimadas: a ameaça constante aos produtores de cana-de-açúcar
Incêndios em canaviais impactam preços do açúcar e bolsas fecham em alta nesta 6ªfeira (23)
Controle de plantas daninhas na cana-de-açúcar é desafio que demanda ajustes de manejo
Pesquisador aponta Sphenophorus como maior desafio da cana-de-açúcar e nematoides como praga mais negligenciada
Alta do açúcar ultrapassa 2% entre os principais contratos de Nova York e Londres