Bloomberg: Escassez de contêineres limita as exportações da Índia, afirma refinadora de açúcar

Publicado em 29/01/2021 11:03
Embarques de açúcar branco em janeiro estão bem abaixo dos níveis do ano anterior

​A escassez de contêineres na Índia, o segundo maior produtor de açúcar do mundo, está prejudicando os embarques, embora a demanda externa continue robusta, de acordo com um representante do setor.

O país exportou apenas 70 mil toneladas de açúcar branco em contêineres este mês, em comparação com cerca de 370 mil toneladas em janeiro de 2020, segundo Ravi Gupta, presidente da Shree Renuka Sugars Ltd, a maior refinadora do país.

As taxas de envio aumentaram globalmente à medida que a demanda por bens se recuperou mais fortemente do que o esperado no segundo semestre de 2020, criando uma escassez de contêineres. As tensões geopolíticas com a China também reduziram as importações para a Índia, o que significa menos contêineres recebidos.

“A escassez está prejudicando gravemente as exportações de açúcar branco de baixa qualidade”, disse Gupta. Há uma boa demanda de destinos como Afeganistão, Sri Lanka e África Oriental, mas o movimento da Índia é muito lento devido pouca disponibilidade de contêineres, disse ele. Estima-se que as usinas indianas exportem cerca de 200 mil  toneladas, incluindo açúcar bruto, este mês, disse Gupta.

Os embarques mais fracos da Índia podem sustentar os preços globais do açúcar branco, que subiram para seu nível mais alto em mais de três anos no início deste mês. Os contratos futuros em Londres subiram até 1,5% para US$ 434,90 a tonelada na sexta-feira.

Os comerciantes de açúcar precisarão competir com outros exportadores indianos por serviços relacionados ao transporte marítimo, já que a demanda mundial por commodities agrícolas como trigo, arroz e farelo de soja está disparando com os preços globais firmes, disse Gupta.

A produção doméstica deve aumentar 10%, para 30,2 milhões de toneladas em 2020/21, devido às abundantes chuvas de monções, de acordo com a Indian Sugar Mills Association. No início da safra, em 1º de outubro, a Índia tinha reservas de 10,7 milhões de toneladas de açúcar, o suficiente para atender a demanda local por cerca de cinco meses. O país pretende exportar cerca de 6 milhões de toneladas este ano com a ajuda de subsídios do governo, o que ajudaria a reduzir o estoque crescente.

Fonte: Bloomberg

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar tem 5ª queda seguida no contrato março/25 de NY e preço se aproxima dos 21 cents/lbp
Exportação de açúcar até a 4ª semana deste mês cai em relação à média de novembro de 2023
Produtividade da cana no Centro-Sul em outubro cai 20% em relação à da safra passada, diz CTC
Baixas do açúcar ganham força com mercado menos preocupado com disponibilidade da próxima safra
Na Inglaterra, ORPLANA destaca o futuro da cana-de-açúcar no cenário global
Açúcar segue pressionado e abre em baixa nesta segunda-feira (25)
undefined