Demanda global por açúcar contraria projeções até mesmo dos melhores traders do mundo
Mesmo com restaurantes, cinemas e estádios esportivos fechados, as pessoas continuaram consumindo açúcar.
Um frenesi de consumo nas casas, auxílios de estímulo e acúmulo de estoques fizeram com que a demanda global se saísse muito bem na última temporada, desafiando as projeções de alguns dos maiores traders de açúcar do mundo. Além disso, o consumo deve se recuperar para um recorde na temporada que começou em outubro, de acordo com Tom McNeill, diretor da Green Pool Commodity Specialists, pesquisador de Brisbane, Austrália.
É uma reviravolta total desde as fases iniciais da crise do coronavírus, quando bloqueios de Paris a Los Angeles atingiram as vendas de tudo, desde refrigerantes até chocolate. As pessoas agora se adaptaram à vida de pandemia, as informações do governo em lugares como os EUA e o Brasil mantinham os consumidores comprando e as nações importadoras da Ásia fizeram estoques para garantir o abastecimento em caso de interrupções nas exportações.
“Certamente há muito mais restaurantes e cafés que ainda estão abertos e fazendo negócios por meio de vendas para viagem e delivery”, disse Ben Seed, analista do comerciante de açúcar Czarnikow Group, com sede em Londres. “As pessoas se adaptaram bem agora, o que não era o caso quando os primeiros bloqueios aconteceram.”
O consumo de açúcar é incrivelmente difícil de medir e os comerciantes só têm uma ideia melhor do que realmente aconteceu quando os dados chegam, geralmente com um grande atraso. A Green Pool, que em algum momento previa uma queda na demanda de um milhão de toneladas, agora vê um declínio de 100 mil toneladas. A ED&F Man Holdings Ltd. estima que a demanda provavelmente caiu no máximo 1%, em comparação com uma previsão anterior de 2%, disse Rodrigo Ostanello, gerente nacional da trader no Brasil.
Com a reabertura das economias e os países lançando vacinas, a demanda por açúcar está se recuperando, assim como a produção no Brasil, na União Europeia e na Tailândia está sob pressão. Isso fez com que os contratos futuros de açúcar negociados em Nova York subissem mais de 70% desde a pandemia de baixa em abril. A Czarnikow espera que o consumo cresça 2% depois de cair pela primeira vez em 40 anos. O Citigroup prevê um aumento de 0,9%, enquanto o JPMorgan Chase & Co. espera um ganho de 1%.
A Ásia e a África estão liderando o caminho, com a demanda nos Estados Unidos e na Europa projetando pouca mudança, disse Ruhani Aggarwal, analista do JPMorgan na Índia. A Indonésia e a China estão acumulando estoques enquanto a pandemia turva as cadeias de abastecimento, levando os governos a buscarem manter suprimentos suficientes.
A Ásia e a África estão liderando o caminho, com a demanda nos Estados Unidos e na Europa projetando pouca mudança, disse Ruhani Aggarwal, analista do JPMorgan na Índia. A Indonésia e a China estão acumulando estoques enquanto a pandemia turva as cadeias de abastecimento, levando os governos a buscarem manter suprimentos suficientes.
Com certeza, a crise ainda não acabou e muitos países da Europa entraram recentemente em um terceiro bloqueio. O consumo na UE já vinha caindo há anos, à medida que os consumidores preocupados com a saúde cortavam, enquanto o bloco não tem a mesma cultura de entrega, entrega e drive-thrus que nos EUA
Ainda assim, as medidas de estímulo aumentaram a demanda. No Brasil, um programa de apoio do governo ajudou as usinas locais a venderem 4,6% a mais de açúcar doméstico de janeiro a novembro do ano passado em relação ao ano anterior, após uma década de taxa de crescimento baixa ou negativa, de acordo com o grupo industrial Unica.
O consumo ainda pode subir novamente este ano, já que uma recuperação econômica geral mais do que compensaria um possível fim da política de ajuda do governo, de acordo com Ricardo Carvalho, empresário da BP Bunge Bioenergia, uma das maiores produtoras de açúcar do país.
O maior consumidor da Índia verá o consumo se recuperar em até um milhão de toneladas nesta temporada, de acordo com Rahil Shaikh, diretor administrativo da empresa de comércio agrícola
“O açúcar é um produto energético barato e durante os bloqueios, as pessoas fizeram mais bolos em casa, bebendo mais bebidas açucaradas”, disse Jeremy Austin, diretor da trader Sucres et Denrees SA.