Brasil terá cota adicional na exportação de açúcar aos EUA

Publicado em 21/09/2020 18:17

O presidente Jair Bolsonaro anunciou hoje (21), pelas redes sociais, que o Brasil terá uma cota adicional de 80 mil toneladas de açúcar para exportar aos Estados Unidos. Com isso, a cota brasileira passará das atuais 230 mil para 310 mil toneladas por ano.

"Trata-se já do primeiro resultado das recém-abertas negociações Brasil-EUA para o setor de açúcar e álcool, conduzidas no Brasil pelo MRE [Ministério das Relações Exteriores] e nos EUA pelo USTR [Representação Comercial dos EUA]. Ainda de acordo com o presidente, a cota deve beneficiar exclusivamente usinas produtoras da Região Nordeste que, segundo a lei 9.362/1996, têm preferência nas cotas especiais de exportação do produto.

A ampliação da cota de exportação de açúcar do Brasil foi a contrapartida norte-americana à decisão do governo brasileiro, que aprovou uma cota de 187,5 milhões de litros de etanol importados dos dos Estados Unidos. A medida foi anunciada há menos de duas semanas pelos ministérios da Economia e das Relações Exteriores.

Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produtores de cana e industriais do Nordeste reiteram durante evento em Maceió importância da inclusão da classe produtiva no Renovabio
Chuva na colheita do Brasil dá suporte de alta após grande pressão no açúcar
NovaBio: Brasil precisa urgente definir políticas que incentivem e privilegie a produção de combustível limpo
Açúcar avança mais de 2% após Unica informar retração na safra do Centro-Sul
Unica: Chuvas impactam o ritmo de colheita na primeira quinzena de julho
Após dias de pressão, açúcar tem leve respiro e avança mais de 1%