Canaviais do Paraná são poupados de geadas desta semana, diz Alcopar
SÃO PAULO (Reuters) - As geadas desta quarta-feira não prejudicaram as plantações de cana-de-açúcar no Paraná, evitando perdas maiores a uma cultura cuja produção neste ano já deverá ser menor, afirmou nesta quarta-feira o presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado (Alcopar), Miguel Rubens Tranin.
O Paraná é o quinto maior produtor de cana-de-açúcar dentre os Estados brasileiros, segundo dados da estatal Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
"Teria ocorrido um efeito mais forte se a umidade relativa do ar estivesse maior, mas estamos há 40 dias sem chuvas (nas áreas produtoras). Então a baixa umidade acabou ajudando", disse ele à Reuters, em conversa por telefone.
Conforme o Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), as geadas mais fortes se concentraram entre os municípios de Campo Mourão e Cascavel.
Os canaviais no Estado, porém, estão em sua maioria no norte e no noroeste e também não foram afetados pelas geadas de terça-feira.
Conforme Tranin, devido à renovação aquém do ideal, a produtividade dos canaviais está mais baixa neste ano.
A expectativa é de que a moagem pelas usinas e destilarias do Estado caia para 36,7 milhões de toneladas na safra 2017/18, iniciada em abril, ante 40 milhões de toneladas em 2016/17.
(Por José Roberto Gomes)