Indústria mexicana de açúcar ainda quer investigação de dumping sobre frutose dos EUA
CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Produtores mexicanos de açúcar ainda querem uma investigação sobre a suspeita de dumping no México por produtores de frutose dos Estados Unidos, mesmo após um acordo entre os dois países sobre o acesso ao mercado de açúcar dos EUA, disse o chefe de um grupo da indústria mexicana nesta quarta-feira.
A indústria de açúcar mexicana disse no mês passado que pediu ao ministro da Fazenda do México para investigar as importações de xarope de milho com alto teor de frutose dos EUA, dizendo que havia evidência "sólida" de dumping.
Na terça-feira, o México cedeu a demandas dos EUA para mudanças nos termos do acesso mexicano ao lucrativo mercado de açúcar dos EUA, mas produtores de açúcar dos EUA se recusaram a endossar o acordo.
O acordo evitaria acentuados impostos dos EUA sobre importações de açúcar mexicano e foi visto como uma redução do risco de o México aplicar seus próprios impostos de importação sobre o xarope de milho americano com alto teor de frutose como uma medida de retaliação.
"A questão com a indústria de açúcar dos EUA não acabou", disse a jornalistas o chefe da associação que representa a indústria de açúcar mexicana (CNIAA), Juan Cortina, durante um evento na Cidade do México. Ele afirmou no evento que o grupo continuará pressionando por uma investigação sobre a frutose no México.
O ministro da Fazenda do México, Ildefonso Guajardo, disse em 1º de junho que estava reavaliando o pedido do grupo mexicano de açúcar para iniciar a investigação.
O comércio de açúcar tem sido uma fonte de disputas entre os dois países em um momento em que eles se preparam para iniciar conversas com o Canadá sobre o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês).
(Por Adriana Barrera)