Soja sobe em Chicago nesta 2ª feira após clima dar sinais de alerta durante fim de semana no Corn Belt

Publicado em 24/06/2024 07:51
Fim de semana de enchentes no norte do cinturão, incluindo norte de Iowa, sul de Minnesota e Wisconsin

A semana começa com os preços da soja subindo na Bolsa de Chicago. Perto de 7h35 (horário de Brasília) desta segunda-feira (24), os futuros da oleaginosa registravam ganhos de 3 a 7,25 pontos nos contratos mais negociados, com o julho valendo US$ 11,67 e o novembro, referência para a safra americana, sendo cotado a US$ 11,23 por bushel. Subiam ainda os preços do farelo, enquanto o óleo tinha leve recuo na manhã de hoje na CBOT. 

O clima no Meio-Oeste americano permanece no centro das atenções do mercado de grãos. 

"O final de semana  foi de enchentes no norte do Corn Belt, incluindo o norte de Iowa, sul de Minnesota e Wisconsin, com tempo seco nos estados do leste. Conforme a Labhoro trm alertado, na semana passada já tivemos redução das condições boas excelentes em níveis significativos em alguns estados importantes como Illinois, Ohio, Dakota do Sul, Wisconsin e Michigan e hoje deveremos ter novamente reduções em estados importantes no relatório que será divulgado as 17h pelo USDA", afirma o diretor geral da consultoria, Ginaldo Sousa.

Na última semana, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos apontou 70% das lavouras de soja em boas ou excelentes condições. Na semana anterior eram 72% e Illinois - maior estado produtor da oleaginosa no país - perdeu nove pontos percentuais nesta classificação. 

Ainda segundo explica Sousa, a médio e longo prazo, os modelos climáticos estão prevendo um centro de alta pressão para os estados do Sul e áreas centrais do Corn Belt. "Se isso acontecer, deverá forçar os fundos nas compras de soja e milho, cobrindo parte das posições vendidas", complementa Sousa.

Afinal, como complementa a Labhoro, os mapas dos últimos 30 dias de chuvas mostram volumes abaixo do normal para os importantes estados como Ohio, Indiana, Illinois, grande parte de Iowa, Missouri, centro e oeste da Dakota do Sul, além dos estados do Delta.

Nesta segunda, o mercado também aguarda pelos novos números dos embarques semanais norte-americanos a serem reportados pelo USDA. 

Veja como fechou o mercado na última semana:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sente dados fracos do USDA e fecha sexta-feira caindo quase 1% em Chicago
De olho nas chuvas do Brasil, soja segue recuando em Chicago
Produtor rural tem até 02 de janeiro de 2025 para efetuar a semeadura da soja em Goiás
Soja abre a sexta-feira com pequenos recuos em Chicago
Moratória da Soja: Asssembleia Legislativa de MT e governador Mauro Mendes vão recorrer à decisão de Flávio Dino sobre suspensão de lei estadual
Soja: Complexo tem 5ª feira de fortes altas, com farelo disparando mais de 4%, puxando o grão
undefined