Imea vê leve aumento na área de soja 24/25 de MT e recuperação da safra

Publicado em 03/06/2024 17:09

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja de Mato Grosso em 2024/25, que será plantada a partir de setembro, foi estimada nesta segunda-feira em 43,7 milhões de toneladas, estável na comparação com a previsão do mês anterior, que considera um ligeiro aumento de área plantada ante a temporada passada, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Segundo o levantamento do órgão ligado aos produtores, a safra poderá superar em 11,85% o total colhido no ciclo anterior, quando a seca afetou as produtividades.

De acordo com o Imea, a área plantada deverá crescer 0,64% na comparação com o ciclo passado, para 12,56 milhões de hectares, enquanto a produtividade poderá aumentar mais de 11%.

"Com o início da colheita do milho no Estado, os produtores estão concentrados nos trabalhos a campo, o que reforça a incerteza quanto ao cenário produtivo para a próxima safra da oleaginosa", disse o Imea, em relatório.

Além disso, os "altos patamares" de custo e os preços "pouco" atrativos da soja neste momento têm limitado grandes investimentos em área por parte dos sojicultores para a temporada.

Como a nova safra de soja ainda não foi plantada, o Imea usou média últimos três anos para gerar o indicador de produtividade, que ficou estimado em 57,97 sacas/ha.

O Imea ainda elevou a projeção de safra de milho 2023/24, que está sendo colhida, para 45,8 milhões de toneladas, ante 45 milhões na previsão de maio, considerando produtividades maiores do que o esperado.

Ainda assim, a produção cairia ante a temporada passada devido a um recuo de 7,3% na área plantada e também na produtividade, de 5,8%.

Na temporada anterior, o Estado colheu 52,5 milhões de toneladas.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
undefined