Imea vê leve aumento na área de soja 24/25 de MT e recuperação da safra
SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja de Mato Grosso em 2024/25, que será plantada a partir de setembro, foi estimada nesta segunda-feira em 43,7 milhões de toneladas, estável na comparação com a previsão do mês anterior, que considera um ligeiro aumento de área plantada ante a temporada passada, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Segundo o levantamento do órgão ligado aos produtores, a safra poderá superar em 11,85% o total colhido no ciclo anterior, quando a seca afetou as produtividades.
De acordo com o Imea, a área plantada deverá crescer 0,64% na comparação com o ciclo passado, para 12,56 milhões de hectares, enquanto a produtividade poderá aumentar mais de 11%.
"Com o início da colheita do milho no Estado, os produtores estão concentrados nos trabalhos a campo, o que reforça a incerteza quanto ao cenário produtivo para a próxima safra da oleaginosa", disse o Imea, em relatório.
Além disso, os "altos patamares" de custo e os preços "pouco" atrativos da soja neste momento têm limitado grandes investimentos em área por parte dos sojicultores para a temporada.
Como a nova safra de soja ainda não foi plantada, o Imea usou média últimos três anos para gerar o indicador de produtividade, que ficou estimado em 57,97 sacas/ha.
O Imea ainda elevou a projeção de safra de milho 2023/24, que está sendo colhida, para 45,8 milhões de toneladas, ante 45 milhões na previsão de maio, considerando produtividades maiores do que o esperado.
Ainda assim, a produção cairia ante a temporada passada devido a um recuo de 7,3% na área plantada e também na produtividade, de 5,8%.
Na temporada anterior, o Estado colheu 52,5 milhões de toneladas.
(Por Roberto Samora)