Cofco anuncia 1ª acordo para venda de soja à China com cláusula livre de desmatamento

Publicado em 08/11/2023 12:57

 

SÃO PAULO (Reuters) - A Cofco International e o Modern Farming Group anunciaram nesta quarta-feira, no Fórum Econômico Mundial, o que consideraram o primeiro acordo para venda de soja à China com uma "cláusula clara" de que o produto é "livre de desmatamento e conversão" de florestas em lavouras, segundo comunicado.

O memorando de entendimentos, assinado pela gigante estatal chinesa de comércio de produtos agrícolas e o Modern Farming, uma subsidiária do Grupo Mengniu do setor de lácteos, prevê negócios de soja em linha com o Programa de Certificação de Agricultura Responsável da Cofco International.

O acordo é avaliado em mais de 30 milhões de dólares.

"Hoje, mais do que nunca, a nossa indústria deve tomar medidas para ajudar a fortalecer os nossos sistemas alimentares, promovendo práticas agrícolas sustentáveis que protejam o nosso clima e ambiente...", disse o CEO da Cofco Internacional, Wei Dong, em nota.

Segundo ele, a ação ajuda a garantir um "abastecimento seguro de alimentos a preços acessíveis para todos, protegendo ao mesmo tempo os meios de subsistência dos agricultores".

O acordo foi facilitado pela Tropical Forest Alliance (TFA).

"Parabenizamos e agradecemos ao Fórum, à TFA e aos participantes do mercado envolvidos por convocarem o Grupo de Trabalho sobre Cadeias de Valor Verdes para a China e por alcançarem os primeiros marcos na integração do fornecimento de soja sustentável ao mercado chinês", disse Dong.

Segundo nota publicada pelo Fórum, o acordo servirá como um projeto piloto para criar mais resiliência na indústria agroalimentar global, que é responsável por mais de um terço das emissões globais por conta das atividades agrícolas associadas ao desmatamento.

"O mercado chinês desempenha um papel importante no comércio global de produtos agrícolas e o Fórum tem o prazer de facilitar esta ordem de compra verde como um sinal de liderança para o mercado", disse Liming Chen, presidente da Grande China, no Fórum Econômico Mundial.

Ele destacou o "grande potencial" para se gerar mais oportunidades de economia verde e promover a cooperação internacional.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
undefined