Seca atinge soja precoce em polo agrícola da Argentina; estiagem deve continuar

Publicado em 02/12/2022 14:11 e atualizado em 02/12/2022 16:05

Por Maximilian Heath

BUENOS AIRES (Reuters) – Uma seca prolongada deixou mais de um terço da soja plantada precocemente na principal região agrícola da Argentina em condições regulares ou ruins, disse a Bolsa de Comércio de Rosário na quinta-feira, acrescentando que mais tempo seco e quente é esperado para os próximos dias.

A Argentina é o maior exportador mundial de óleo e farelo de soja processado, mas uma seca contínua nas planícies dos Pampas está causando desafios para o início da safra de soja 2022/23, cujo plantio está em andamento.

A estiagem já causou perdas significativas nas lavouras de trigo na mesma temporada e provocou grandes atrasos no plantio da oleaginosa.

A bolsa de Rosário acrescentou que, para a primeira semana de dezembro, são esperadas temperaturas acima do normal e uma contínua falta de chuvas, más notícias para a soja precoce que já está sofrendo com a condição climática.

“A falta de água e as altas temperaturas nas últimas semanas deixaram vários campos de soja em estado crítico. A maioria desses campos está localizada no leste e sudoeste”, disse a bolsa, que observou que 4,1 milhões de hectares de soja precoce foram plantados até agora nesta área.

Em todo o país, a bolsa prevê uma área total de plantio de soja de 17,1 milhões de hectares, com uma estimativa de colheita de cerca de 48 milhões de toneladas, acima dos 42,2 milhões colhidos na temporada anterior.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

China demandando soja americana e dólar em queda ajudam Chicago a encerrar a sessão em alta, mas semana é negativa
Soja: Dólar alto ajuda a equilibrar baixas em Chicago e Brasil comercializa mais de 1 mi de t na semana
USDA informa, nesta 6ª, segunda venda de soja 24/25 para a China na semana
Soja sobe bem em Chicago nesta 6ª, ainda registrando um movimento de correção técnica após perdas
Soja em Chicago recua mais um pouco e se aproxima dos US$10/bushel no novembro; momento é delicado para os preços
StoneX projeta safra 2024/25 de soja recorde, de 165 mi ton