Soja opera estável em manhã de 5ª feira de altas para todas as commodities agrícolas
Os preços da soja operam com estabilidade, mas do lado positivo da tabela nesta manhã de quinta-feira (7). Por volta de 7h40 (horário de Brasília), as cotações subiam entre 1,75 e 2 pontos nos principais vencimentos, levando o novembro a US$ 12,43 e o maio a US$ 12,73 por bushel. O mercado acompanha as altas das demais commodities agrícolas, mas de olho nas baixas observadas no mercado de energias.
Desde a fala do presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre o país "estar pronto para ajudar a estabilizar a crise energética" e aumentar o fornecimento de gás natural para a Europa e também aumentar a produção de petróleo, o que deu alívio aos preços de ambas as matrizes. O petróleo perde mais de 1% e o gás, mais de 2%.
Assim, não sobem só as commodities, como sobem também as bolsas europeias e asiáticas, enquanto o dólar index tinha baixa de 0,09%.
Do lado dos fundamentos, permanece a pressão vinda da colheita americana e do plantio brasileiro, e a atenção se dá para o feriado no fim na China hoje, com a possibilidade de volta do gigante asiático nesta sexta-feira.
Veja como fechou o mercado nesta quarta-feira:
>> Soja: Chicago fecha no vermelho, mas dólar ainda dá espaço para sustentação de preços no BR