Mapa libera plantio de soja em fevereiro em MT e outros estados

Publicado em 02/09/2021 13:51

O plantio de soja em fevereiro está liberado em Mato Grosso para safra 2021/2022. A autorização foi dada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), na portaria n° 389, de 1° de setembro de 2021, que estabelece os calendários de semeadura da oleaginosa em nível nacional. O ato atende a um anseio da maioria dos produtores representados pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT).

Conforme a portaria do Mapa, em Mato Grosso o plantio de soja pode ser realizado a partir de 16 de setembro de 2021, podendo seguir até 03 de fevereiro de 2022. 

Presidente da Aprosoja Mato Grosso, Fernando Cadore, lembra que este é um pleito de muitos anos da entidade. “Esta portaria do Mapa é uma grande conquista para o produtor de soja do Estado, já que a calendarização anterior estabelecida em 2015, não representava a realidade prática vivida pelo produtor no campo, o que foi comprovado cientificamente, inclusive mostrando uma sanidade e uma qualidade melhor do grão, quando plantado para semente em fevereiro”, afirma.

O presidente lembra que a vitória é fruto de trabalho construído desde a gestão anterior da entidade.  “Não podemos deixar de reconhecer, ainda, nosso ex-presidente da Aprosoja MT, Antonio Galvan, que foi um lutador assíduo da mudança do calendário do plantio da soja no estado, sempre na defesa do interesse da maioria dos associados”, destaca Cadore.

Veja a portaria completa publicada pelo Mapa:

Tags:

Fonte: Aprosoja-MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja despenca em Chicago, mas na sequência mercado pode voltar a ficar lateralizado
Soja desaba 4% nesta 6ª feira em Chicago, acompanhando perdas agressivas do óleo, farelo e grãos
Soja, derivados e grãos despencam em Chicago nesta tarde de 6ª feira; soja devolve o que subiu na semana
Soja: Mercado em Chicago recua nesta manhã de 6ª, devolvendo parte dos ganhos da sessão anterior
Alta do farelo com ameaça de greve na Argentina e clima seco nos EUA estimulam cobertura de fundos e soja reage em Chicago
Soja volta a subir em Chicago, intensifica os ganhos e acompanha avanço de mais de 2% do farelo