Agricultores apostam em chuvas em setembro para antecipar plantio de soja em MT

Publicado em 02/09/2021 08:32 e atualizado em 02/09/2021 11:29

Por Ana Mano

SÃO PAULO (Reuters) - Sojicultores de Mato Grosso, Estado responsável por um quarto de toda a produção brasileira da oleaginosa, planejam aproveitar as chuvas previstas para o final de setembro para dar início ao plantio mais cedo neste ano.

O "timing" do plantio de soja em Mato Grosso é particularmente importante pelo fato de o Estado produzir mais de metade da segunda safra de milho do Brasil --quanto mais tarde a semeadura da oleaginosa ocorre, menor a janela para o cultivo do cereal.

Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, modelos indicam que neste ano a chuva chegará mais cedo do que nos anteriores. Ele acrescentou que o mês de outubro trará precipitações regulares para os Estados do Centro-Oeste, mas abaixo da média para o Sul.

O tempo atipicamente seco no ano passado atrasou o plantio de soja em várias semanas, comprometendo a "safrinha" de milho.

Como as chuvas atrasaram em 2020, os produtores tiveram de semear cerca de metade da safra de soja do Estado --o equivalente a cerca de 5 milhões de hectares-- nos primeiros 20 dias de novembro, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Isso significa que os agricultores perderam a janela ideal para a semeadura da segunda safra de milho nos dois primeiros meses de 2021 --uma situação que esperam evitar neste ano, diante da forte demanda por milho para ração animal.

"Se em setembro molhar bem a terra, a gente está com vontade de plantar mais cedo para garantir uma boa safrinha de milho", disse à Reuters o produtor Marcos da Rosa.

A segunda safra de milho do Brasil representa cerca de 70% da produção do cereal no país, mas o atraso de plantio causado pela seca e as geadas subsequentes derrubaram a produção em 2021, elevando os preços internos, aumentando a necessidade de importações e encorajando agricultores a plantar mais no novo ciclo de 2021/22.

O produtor José Soares afirmou que chuvas antecipadas neste ano podem permitir que a semeadura tenha início em 20 de setembro em partes de sua fazenda.

"A janela ideal para plantio do milho vai de 15 de janeiro a 20 de fevereiro, podendo estender até final de fevereiro", disse ele. "Por isso a importância de plantarmos a soja cedo, para liberação da área para o plantio do milho segunda safra."

Todos os anos, o agricultor Cayron Giacomelli se prepara para iniciar o plantio de soja por volta do dia 15 de setembro, quando a temporada começa de maneira oficial, embora isso não tenha sido possível no ano passado.

"Estamos bem otimistas com esta antecipação de chuvas. Isso deixa a gente bem traquilo para safrinha se realizar com força total", disse Giacomelli.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja despenca em Chicago, mas na sequência mercado pode voltar a ficar lateralizado
Soja desaba 4% nesta 6ª feira em Chicago, acompanhando perdas agressivas do óleo, farelo e grãos
Soja, derivados e grãos despencam em Chicago nesta tarde de 6ª feira; soja devolve o que subiu na semana
Soja: Mercado em Chicago recua nesta manhã de 6ª, devolvendo parte dos ganhos da sessão anterior
Alta do farelo com ameaça de greve na Argentina e clima seco nos EUA estimulam cobertura de fundos e soja reage em Chicago
Soja volta a subir em Chicago, intensifica os ganhos e acompanha avanço de mais de 2% do farelo