De olho no clima benéfico esperado para o Corn Belt, soja recua em Chicago nesta 6ª

Publicado em 27/08/2021 13:52

Mesmo com mais vendas de soja tendo sendo reportadas nesta sexta-feira (27) pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago seguem operando em queda. Perto de 13h20 (horário de Brasília), as cotações recuavam entre 11,25 e 20 pontos, entre as posições mais negociadas, com o novembro/2426 por bushel. O trigo também recua, enquanto os futuros do milho operam com estabilidade. 

"A pressão vem pelo clima benéfico no final do enchimento de grãos nos EUA e por reportes de chuvas em algumas localidades do Brasil", explica a equipe da Agrinvest Commodities. 

De acordo com analistas internacionais, as chuvas que chegam a importantes regiões produtoras dos Estados Unidos, principalmente na metade oeste do país. Os mapas atualizados do NOAA, o serviço oficial de clima norte-americano, reforçam os bons acumulados esperados para as Dakotas, Minnesota, Iowa, Nebraska. 

Veja a imagem abaixo, que traz a previsão de 27 de agosto a 3 de setembro. 

Por outro lado, o dia é positivo para os demais mercados, entre commodities e bolsas de valores, com praticamente tudo em alta. Em contrapartida, o dólar index - o índice dólar frente a uma cesta de moedas - tinha baixa de 0,46% na tarde desta sext-feira. Frente ao real, a perda era de 1,06%, levando a moeda americana a R$ 5,20. 

O discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, direto do simpósio de Jacskon Hole, trouxe uma postura mais prudente sobre a economia norte-americana, ainda tratando a inflação do país como algo temporário, dá sinais de arrefecimento, mas que ao mesmo tempo a retomada do mercado do trabalho deve seguir turbulenta, como explicam os analistas. 

Powell ainda citou as questões ligadas à variante delta podendo comprometer a recuperação da economia global e dos EUA, mas ainda assim sinalizou a retirada dos estímulos no final deste ano, mas sem definir uma data. Atualmente são compras mensais de US$ 120 bilhões em ativos. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja despenca em Chicago, mas na sequência mercado pode voltar a ficar lateralizado
Soja desaba 4% nesta 6ª feira em Chicago, acompanhando perdas agressivas do óleo, farelo e grãos
Soja, derivados e grãos despencam em Chicago nesta tarde de 6ª feira; soja devolve o que subiu na semana
Soja: Mercado em Chicago recua nesta manhã de 6ª, devolvendo parte dos ganhos da sessão anterior
Alta do farelo com ameaça de greve na Argentina e clima seco nos EUA estimulam cobertura de fundos e soja reage em Chicago
Soja volta a subir em Chicago, intensifica os ganhos e acompanha avanço de mais de 2% do farelo