USDA: China compra mais 129 mil t de soja 2021/22 nos EUA nesta 6ª feira

Publicado em 27/08/2021 11:25

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) informou uma nova venda de soja de 129 mil toneladas para a China nesta sexta-feira (27). Embora de forma menos intensa, a nação asiática voltou a se mostrar presente novamente no mercado norte-americano nestes últimos dias. Ontem, o USDA informou a venda de 264,250 mmil toneladas, sendo 133 mil toneladas para os chineses e o restante para destinos não revelados, o que o mercado também especula ser a China. 

Os EUA venderam, de acordo com os reportes do departamento americano, 3,07 milhões de toneladas de soja nas últimas três semanas e a maior parte teve como destino o gigante asiático. E esse movimento forte das compras tem se dado diante de um momento em que as indústrias processadoras chinesas registram uma cobertura muito curta, vendas fortes de farelo, mas, em contrapartida, margens ainda muito apertadas. 

"A China vai continuar comprando, mas muito cadenciado, nada como vimos no ano passado, quando a margem estava boa, as compras aconteciam em volumes bastante grandes e vimos como foi grande o programa de exportação americano, o que levou a soja de US$ 9,00 até mais de US$ 16,00 o bushel. O momento é bem desafiador para as processadoras, estão com a cobertura bem curta, mas margens bem aquém do ideal", explica Eduardo Vanin, analista de mercado da Agrinvest Commodities.

E os Estados Unidos deverão concentrar a demanda neste momento, pelo menos até janeiro, quando o Brasil passa a se tornar mais competitivo. Com valores já atrativos para embarque a partir de fevereiro da safra brasileira 2021/22, os chineses já compraram cerca de oito milhões de toneladas de soja do Brasil. E embora o volume seja menor do que no mesmo período do ano passado, quando cerca de 12 milhões já estavam comprometidos com a China, o quadro não preocupa. 

Ainda como explica Vanin, como os maiores compradores mundiais de soja, o país mantém total atenção sobre a grande safra esperada para chegar do Brasil e às melhores oportunidades de negócios que poderiam vir a frente. 

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Clima em Santa Catarina está favorável e plantio da soja avança com perspectivas para uma boa safra 24/25
Soja em Chicago tem leves altas puxadas pelo recuo do dólar index e anúncio de novas vendas americanas
Falta de chuva prejudica o desenvolvimento do plantio da soja em Laguna Carapã/MS
Complexo soja segue muito volátil: Despencada do óleo, altas no farelo e falta de direção para o grão
Transporte de soja e milho em hidrovias do Tapajós e Madeira é retomado, diz Amport
Soja testa novas altas na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira, mas avanço ainda é limitado
undefined