Colheita de soja no Brasil avança para 87,2% da área estimada, aponta DATAGRO

Publicado em 14/04/2021 11:12
Colheita do milho de verão alcança 75,6% da área projetada, diz consultoria

Levantamento da Consultoria DATAGRO mostra avanço moderado na colheita de soja brasileira safra 2020/21 na semana encerrada em 9 de abril. Na média nacional, o País colheu 87,2% da área estimada, avanço de 4,8% sobre os 82,4% da semana anterior; na média dos últimos 5 anos, o avanço normal para esse período seria de 6,4%. O fluxo segue abaixo dos 91,8% de 2020, mas acima dos 85,1% da média dos últimos 5 anos.

A semana voltou a ser de clima predominantemente seco em grande parte da região produtora, favorecendo os trabalhos, mas faltaram lavouras prontas para que o avanço fosse mais expressivo. A previsão para esta semana traz alguns poucos episódios de chuvas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e oeste do Paraná, além de Maranhão e Piauí. Nas demais regiões, as chuvas devem chegar apenas a partir de sexta-feira (16), devendo atingir boa parte do Sudeste, Centro-Oeste e oeste da Bahia. “Caso se confirmem, esses volumes serão fundamentais para aliviar o estresse hídrico e as perdas que começam a ser contabilizadas no milho”, destaca Flávio Roberto de França Junior, coordenador de Grãos da DATAGRO.

Milho  

No milho de verão a colheita teve avanço um pouco melhor, uma vez que diminuiu a quantidade de áreas de soja prontas, mas, mesmo assim, segue com ritmo abaixo da média normal. Levantamento da Consultoria DATAGRO mostra que a região Centro-Sul do Brasil colheu 75,6% da área projetada, ante 67,5% na semana anterior, 93% em 2020 e 82,2% na média dos últimos 5 anos, puxada pela colheita de 98% no Paraná, 91% em Santa Catarina e 84% no Rio Grande do Sul. As perdas na safra de verão ficaram limitadas ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por conta da falta de chuvas entre setembro e novembro.

O milho de inverno teve o seu plantio encerrado, ficando apenas áreas isoladas não cultivadas. “Vamos monitorar agora a identificação correta da área semeada e seguir acompanhando o comportamento do clima neste mês de abril e primeira metade de maio, que, por enquanto, vem se mostrando prejudicial e limitador para a produtividade”, diz França Junior.
A previsão indica o mês de abril com chuvas dentro da normalidade apenas para o Sudeste; a estimativa para as regiões Sul, Centro-Oeste e Matopiba aponta para precipitações abaixo do normal.

Tags:

Fonte: DATAGRO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
undefined