Colheita de soja do Brasil tem forte avanço semanal e atinge 59,4%, diz consultoria

Publicado em 20/03/2021 10:07 e atualizado em 22/03/2021 10:44

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de soja 2020/21 no Brasil atingiu nesta semana 59,37% da área plantada, voltando a ganhar ritmo em meio a condições climáticas favoráveis para o avanço dos trabalhos, disse nesta sexta-feira a consultoria Pátria AgroNegócios.
 

Segundo nota da empresa, o avanço de 13,5 pontos percentuais verificado em relação à semana anterior é um dos "mais agressivos na história do país", cuja safra deste ano foi afetada pelo clima em alguns momentos.

No período de plantio, a soja sofreu com a seca em importantes áreas produtoras, o que atrasou os trabalhos e encurtou a janela para as segundas safras. Já a colheita se tornou mais lenta pelas chuvas excessivas.

Os números da Pátria AgroNegócios indicaram que, mesmo com o forte avanço semanal, a colheita segue atrasada em relação a igual período da temporada anterior, quando atingia 71,7% da área, e frente à média histórica para este momento, de 68,3%.

Maior Estado produtor de grãos do Brasil, Mato Grosso lidera os trabalhos, com 91,75% da área colhida, mantendo diferença pequena na comparação com a média histórica, de 93,58%, apontou a consultoria.

Outros grandes produtores, porém, registram atrasos mais expressivos --é o caso, por exemplo, do Paraná, que até o momento colheu 58% da área, ante média de 80% para esta data.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja despenca em Chicago, mas na sequência mercado pode voltar a ficar lateralizado
Soja desaba 4% nesta 6ª feira em Chicago, acompanhando perdas agressivas do óleo, farelo e grãos
Soja, derivados e grãos despencam em Chicago nesta tarde de 6ª feira; soja devolve o que subiu na semana
Soja: Mercado em Chicago recua nesta manhã de 6ª, devolvendo parte dos ganhos da sessão anterior
Alta do farelo com ameaça de greve na Argentina e clima seco nos EUA estimulam cobertura de fundos e soja reage em Chicago
Soja volta a subir em Chicago, intensifica os ganhos e acompanha avanço de mais de 2% do farelo