IDR-Paraná confirmou 49 locais com presença de esporos da ferrugem-asiática da soja no Paraná
Com o trabalho iniciado em meados de outubro/20, a Rede Alerta Ferrugem segue monitorando a presença de esporos da ferrugem-asiática da soja.
Atualmente são 264 coletores, com 49 confirmações de esporos. Nesta última semana, destacamos o aumento de confirmações em determinadas regiões, enquanto outras continuam sem a presença de esporos nos coletores.
Para conferir os locais e regiões, acesse cutt.ly/AlertaFerrugem
Também foram observados sintomas em folhas em dois municípios (Clevelândia e Terra Roxa). O Consórcio Antiferrugem (www.consorcioantiferrugem.net) possui a indicação de sete locais com presença de sintomas de ferrugem -asiática em plantas no Paraná.
A presença dos esporos é um indicativo do patógeno no ambiente, porém não necessariamente significa infecção da doença à campo, bem como eventual epidemia. Porém torna-se necessário a intensificação do monitoramento da doença na forma sintomática à campo, através da inspeção de folhas de soja.
Salienta-se que o coletor de esporos é mais uma ferramenta de apoio no manejo da doença, cuja informação não deve ser utilizada de forma isolada para tomada de decisão no manejo da doença, dada a sua agressividade e potencial de redução de produtividade. Além do coletor, deve-se observar sintomas em folhas, estádio da cultura e condições ambientais.
Nos municípios e pontos próximos à presença de esporos e com condições favoráveis a doença (altas temperatura e molhamento foliar), orienta-se pela utilização preventiva de fungicidas, observando os de melhor eficiência conforme estudo da Embrapa Soja (ver cutt.ly/Vd5g2Nr).