Greve dos trabalhadores portuários chega ao fim na Argentina após 20 dias

Publicado em 30/12/2020 10:35

Sindicatos dos trabalhadores das processadoras de soja e empregadores enfim chegaram a um acordo na Argentina após uma reunião de mais de 12 horas com o Ministério do Trabalho nesta terça-feira (29) e de uma paralisação que durou quase 20 dias no país. Segundo fontes oficiais ouvidas pela imprensa local, as negociações foram difíceis e, muita vezes, contaram inclusive com a presença do ministro Claudio Moroni. 

Uma outra reunião deverá acontecer entre a União dos Recebedores de Cereais e Anexos (Urgara) e a Câmara dos Portos Privados para dar sequência às negociações e então, assim, finalizar o protesto nos portos. 

Uma nota da Câmara de Comércio da Indústria de Óleos da Argentina (CIARA) informa que empregados e empregadores chegaram a um consenso que resultou no aumento de 35% dos salários e também em bônus aos funcionários pelos riscos causados pela pandemia do coronavírus. A instituição, no entanto, reforça que a greve foi suspensa e o acordo alcançado somente como forma de evitar impactos ainda mais severos para a economia do país. 

Durante a paralisação, mais de 170 navios ficaram no aguardo dos embarques de mais de 4 milhões de toneladas de soja, derivados e grãos, gerando cerca de 40 dias de espera para as embarcações. 

"A paz social foi privilegiada como objetivo empresarial, pelas consequências econômicas para a indústria, a comunidade, os próprios trabalhadores e a Nação, além do fato de a Argentina ter se tornado um fornecedor pouco confiável em nível internacional. Além disso, a metodologia aplicada para a ocupação de plantas em algumas áreas portuárias foi uma ação ilegal e perigosa", traz ainda a nota da CIARA. 

Um relatório da Bolsa de Cereais de Buenos Aires mostra que, somente no porto de Bahía Blanca, o movimento de navios entre 9 e 24 de dezembro foi reduzido em, aproximadamente, 75% em relação ao mesmo período de 2019. Assim, apenas 125,401 mil toneladas foram embarcadas. 

Com informações dos portais Infobae e do jornal La Nacion

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
undefined