Soja: Mercado em leve queda, em função das chuvas no Brasil, por Miguel Biegai da OTCex Group
Bom dia! Os contratos futuros de soja na Bolsa de Chicago trabalham em leve baixa nesta madrugada de segunda-feira (02/10). O driver do mercado, novembro /17 está com 3,50 centavos de perda e vai sendo negociado por US$ 964,75 cents/bushel.
O final de semana foi de bom volume de chuvas em várias regiões do Brasil. Segundo o site https://www.meteoearth.com/#/,-55.05,-16.07,3.55,2,1,1,0,0,0,time=1506938927, (clicar no play para rodar a projeção de 24 horas) estão ocorrendo precipitações em quase todo o centro-oeste e Paraná, assim também como previsão para os próximos dois dias. Ou seja, os receios de mais atraso no plantio estão sendo praticamente debelados. No entanto, os trabalhos de semeadura estão efetivamente atrasados em cerca de duas a 3 semanas, ocasionando um pouco de concentração da janela de plantio no Brasil, e algumas áreas ligeiramente fora da janela ideal para certos tipos de semente.
No entanto, as projeções para 15 dias mostram uma certa redução das chuvas, e por isso o mercado ainda não está retirando tanto risco climático dos preços, em relação à safra sul-americana. Na verdade, o mercado de clima da América do Sul só começou.
Graficamente, o contrato de novembro está em região de indecisão, e não consegue se distanciar das médias de 9x21 no diário. Na prática, estamos em tendência entre neutra a levemente altista.
O meu périplo pelo Brasil continua. Depois de Roraima, Goiás, Bahia, Paraná, esta semana será de cursos e palestras em Jaguarão, quase no extremo sul do Brasil, região onde está havendo migração de áreas da cultura do arroz para a soja.