Argentina encerra colheita e tem safra de 60,8 milhões de toneladas de soja

Publicado em 03/07/2015 07:45

A Argentina encerrou a colheita da safra 2014/15 de soja e consolidou um recorde acima das expectativas iniciais. Boletim divulgado nesta quinta-feira (02) pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires indica que os trabalhos foram encerrados na última semana, totalizando uma área cultivada de 19,1 milhões de hectares. A produção total somou 60,8 milhões de toneladas, lastreada por uma produtividade média de 3180 quilos por hectare (53 sacas/hectare). O resultado é considerado histórico, já que o melhor rendimento anterior havia sido de 2980 quilos por hectare (49,3 sc/ha) em 2006/07.

“Em termos gerais as condições climáticas para a safra 2014/15 favoreceram o crescimento e o desenvolvimento da lavoura. Desde o início do ciclo as chuvas permitiram um bom plantio das principais regiões agrícolas”, indica o boletim da entidade. O Núcleo Norte de produção apresentou o melhor desempenho nacional, com uma safra de 12,9 milhões de toneladas ou 21,3% do total. A região também registrou as melhores produtividades médias para a oleaginosa, de 4160 quilos/hectare (69,3 sacas/ha).

Milho

O boletim da Bolsa também indica avanço na colheita da safra de milho. Houve 10,6 pontos porcentuais em uma semana, chegando a 59,7% dos 3,2 milhões de hectares passíveis de colheita. A entidade projeta uma produção total de 25 milhões de toneladas para o cereal.

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.

Tags:

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Esmagamento recorde nos EUA sustenta preços da soja que fecham 6ªfeira subindo em Chicago
Dólar mais fraco nos EUA ajuda e soja abre a sexta-feira subindo em Chicago
Com volta da umidade nas principais regiões produtoras de soja, preocupação se volta para o manejo de fungos e doenças
Soja tem quarta sessão consecutiva de perdas e contratos janeiro e março perdem os US$ 10 por bushel em Chicago
Soja intensifica baixas em Chicago nesta 5ª feira e perde mais de 1% na carona dos grãos, derivados e petróleo
Soja se desenvolve bem em Itambaracá/PR
undefined