Consultoria Safras eleva previsão de exportação de soja do Brasil a 48,5 mi t

Publicado em 09/06/2015 17:31

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de soja do Brasil deverão atingir um recorde de 48,5 milhões de toneladas em 2015, estimou nesta terça-feira a consultoria Safras & Mercado, elevando sua projeção ante os 46,2 milhões de toneladas previstos anteriormente.

A consultoria já havia elevado recentemente sua previsão de safra para um recorde de 95,5 milhões de toneladas.

Por outro lado, os estoques iniciais desta temporada (em 1º de fevereiro de 2015) foram revisados para 2,9 milhões de toneladas, queda de 14,6 por cento ante o relatório anterior.

Neste quadro de maiores embarques e menor estoque inicial, a previsão de estoques finais desta temporada (em 31 de janeiro de 2016) foi reduzida para 7,8 milhões de toneladas, ante 9,5 milhões na previsão anterior, mesmo com o aumento de produção e uma projeção estável de processamento.

Mesmo revisados para baixo, os estoques finais ainda estão estimados em patamares elevados, o que deve reforçar a tendência de queda nos preços da oleaginosa no médio prazo.

(Por Gustavo Bonato)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sente dados fracos do USDA e fecha sexta-feira caindo quase 1% em Chicago
De olho nas chuvas do Brasil, soja segue recuando em Chicago
Produtor rural tem até 02 de janeiro de 2025 para efetuar a semeadura da soja em Goiás
Soja abre a sexta-feira com pequenos recuos em Chicago
Moratória da Soja: Asssembleia Legislativa de MT e governador Mauro Mendes vão recorrer à decisão de Flávio Dino sobre suspensão de lei estadual
Soja: Complexo tem 5ª feira de fortes altas, com farelo disparando mais de 4%, puxando o grão
undefined