CBSoja apresenta estratégias para minimizar efeito das mudanças climáticas na agricultura

Publicado em 01/06/2015 16:01

Entre as principais causas das alterações climáticas estão a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e algumas práticas agrícolas. Para debater o impacto das mudanças climáticas e as estratégias para agropecuária, o doutor em agronomia Carlos Cerri, professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA/USP) ministra palestra no dia 23 de junho, às 8h30, durante o VII CBSoja e o Mercosoja 2015, eventos promovidos pela Embrapa Soja, em Florianópolis (SC).

Para Cerri o aquecimento global e a formação do efeito estufa estão diretamente relacionados à emissão excessiva de três gases: dióxido de carbônico (CO2), metano (CH4) e oxido nitroso (N2O). “Esses gases provocam mudanças climáticas e têm impacto direto na agropecuária, mas os processos do campo também emitem gases e interferem no ambiente”, diz. “Por isso temos que conhecer as fontes de emissão de gases e propor ações mitigadoras”, avalia.
Cerri diz que uma série de estudos vêm sendo conduzidos para se compreender a emissão de metano (CH4) pela pecuária, por exemplo, que buscam reduzir a proporção de eructação dos ruminantes (arroto do gado), responsável pela emissão desse gás. O professor também pretende discutir alternativas para se reduzir a emissão de oxido nitroso (N2O), proveniente da utilização de fertilizantes nitrogenados.

Durante o CBSoja, Cerri também irá abordar como vem sendo calculada a pegada de carbono, que mede a quantidade de dióxido de carbono (CO2) produzido e a forma como a emissão do gás impacta no meio ambiente. “Ao calcularmos as emissões entre o biodiesel de soja e os combustíveis fósseis concluímos que há uma redução de 66% das emissões de gases com vantagem para o biocombustível” explica.

O VIII CBSoja e o Mercosoja 2015 irão reunir aproximadamente 2 mil pessoas. A programação técnica destacará os vários aspectos do agronegócio da soja, o que engloba questões relacionadas à produção de soja, ao armazenamento e transporte e à comercialização. Estão previstos 75 palestrantes, sendo 25 internacionais, 15 painéis e 12 conferências.  Além disso, foram selecionados 370 trabalhos técnico-científicos. Confira todas as informações sobre os eventos no site www.cbsoja.com.br

Tags:

Fonte: Embrapa Soja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja intensifica baixas em Chicago nesta 5ª feira e perde mais de 1% na carona dos grãos, derivados e petróleo
Soja se desenvolve bem em Itambaracá/PR
Soja tem novo dia de preços lateralizados em Chicago nesta 5ª, mas sente pressão do dólar
A Moratória da Soja e a narrativa de caos ambiental: uma crítica à ABIOVE e ao Impacto no Desenvolvimento do Mato Grosso
Demanda forte pela soja brasileira mantém prêmios subindo e compensando perdas em Chicago
Após atraso inicial, plantio da soja avançou rápido em Cândido Mota/SP
undefined