Exportação de soja do Brasil em 2015 deve subir 2% para 46,2 mi t, diz Safras

Publicado em 05/02/2015 13:47

SÃO PAULO (Reuters) - Os estoques de soja no Brasil ao final da atual temporada comercial, em 31 de janeiro de 2016, deverão triplicar ante os volumes iniciais, devido a uma demanda que não acompanhará o crescimento da safra, disse nesta quinta-feira a consultoria Safras & Mercado.

As exportações de soja do Brasil em 2015 deverão subir 2 por cento ante 2014, para 46,2 milhões de toneladas, enquanto o processamento deverá aumentar 6 por cento, para 39,15 milhões de toneladas.

No total, a demanda do ano comercial 2015, que começou em 1º de fevereiro e inclui destinação de grãos para sementes, ficará em 88,45 milhões de toneladas, alta anual de 4 por cento.

No lado da oferta, somando-se uma colheita recorde de 95,02 milhões de toneladas (alta de 10 por cento ante 2014), estoques iniciais de 3,38 milhões e importações de 200 mil toneladas, a disponibilidade de soja no Brasil este ano deverá atingir 98,6 milhões de toneladas.

Desta forma, o estoque de soja no Brasil ao fim de janeiro de 2016 deverá atingir 10,15 milhões de toneladas.

(Por Gustavo Bonato)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

China deve vir agressiva às compras de soja nos próximos meses para garantir cobertura e mira oferta do Brasil China deve vir agressiva às compras de soja nos próximos meses para garantir cobertura e mira oferta do Brasil
Anec eleva previsão de exportação de soja do Brasil; China dá ritmo a embarques, diz Safras Anec eleva previsão de exportação de soja do Brasil; China dá ritmo a embarques, diz Safras
Governador de MT retira pedido de expropriação de propriedades com desmatamento ilegal
Analisando Sua Comercialização: Preços têm variado forte entre as principais regiões produtoras e estratégias também
Soja volta a cair em Chicago nesta 3ª feira com plantio iniciado nos EUA e queda forte do farelo
Agricultores argentinos focam na colheita em vez das vendas, apesar da valorização da moeda