Atenção para presença da helicoverpa e ferrugem asiática em lavouras de soja de MT

Publicado em 06/01/2014 10:12 e atualizado em 06/01/2014 15:33

O surgimento da lagarta Helicoverpa armigera, que tem apavorado os produtores, pode estar monopolizando a atenção quanto ao monitoramento das lavouras e fazendo com que a ferrugem asiática fique em segundo plano, segundo observou o pesquisador do programa de Proteção de Plantas da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, Ivan Pedro.

“No início da safra, acompanhamos casos em que alguns produtores não demonstraram a devida preocupação e atenção com relação ao manejo da ferrugem asiática, provavelmente em função da presença marcante da tão temida Helicoverpa armigera, praga que de fato possui elevado potencial de destruição e ataca várias culturas. A elevada gama de informações e alertas pode ter levado alguns produtores a pensarem apenas na lagarta como primeiro plano e flexibilizar o controle da ferrugem”, constatou.

O pesquisador não desconsiderou a importância do controle intenso da praga, mas advertiu que deve haver também alerta especial para outras doenças, como o fungo causador da ferrugem, que encontra condições climáticas favoráveis para disseminação neste período chuvoso. “Além disso, começaram a ser colhidas as primeiras lavouras de soja super precoce e precoce em algumas regiões do estado, o que pode contribuir para uma maior disseminação do patógeno através dos esporos provenientes destas. Estes são lançados ao vento e carregados por longas distâncias podendo infectar novas áreas”, atentou.

Leia a notícia na íntegra no site do Expresso MT.

Tags:

Fonte: Expresso MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
undefined