IBGE: agroindústria brasileira cresceu 4,7% em 2010

Publicado em 09/02/2011 09:46
Resultado é o melhor desde 2007, quando setor teve expansão de 5%

Em 2010, a agroindústria brasileira cresceu 4,7%, revertendo queda de 4,8% registrada no ano anterior. O dado foi divulgado nesta quarta, dia 9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se do melhor resultado desde 2007, quando o índice teve alta de 5%.

Conforme o IBGE, a agroindústria desacelerou no final do ano, fechando o último trimestre com queda (-0,8%), mas o resultado foi compensado pelos números positivos dos três primeiros trimestres (5,2%, 6,6% e 7,3%, respectivamente).

Os setores associados à agricultura (4,7%), de maior peso na agroindústria, apresentaram melhor desempenho do que os vinculados à pecuária (1,8%). O resultado da agricultura foi influenciado positivamente pelas boas condições climáticas em 2010, ao contrário do ocorrido em 2009, quando houve estiagem na Região Sul, principal produtora do país.

O setor de produtos industriais derivados da agricultura cresceu 3,6%, com resultados positivos em seis dos oito subsetores pesquisados. Derivados da cana-de-açúcar avançaram 8,1% devido à maior produção de açúcar cristal (+11,5%), impulsionada pelas exportações, e de álcool (+4,2%), fruto da expansão da frota de veículos bicombustíveis. As pressões negativas vieram principalmente do arroz (-4,7%) e do fumo (-8,1%).

O setor de produtos industriais derivados da pecuária cresceu 0,9%. Os derivados de aves aumentaram 2,9%. Já os derivados da pecuária bovina e suína recuaram (-0,8%). A produção de leite caiu (-1,2%) enquanto a de couros e peles cresceu 5,2%.

Fonte: IBGE

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros
undefined