Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Por Sruthi Shankar e Shashwat Chauhan
(Reuters) - O índice pan-europeu STOXX 600 registrou sua segunda queda semanal consecutiva na sexta-feira, com o setor de saúde liderando perdas, depois que a empresa dinamarquesa Novo Nordisk caiu devido a dados decepcionantes de seu teste de medicamentos para obesidade de próxima geração.
O STOXX 600 fechou em queda de 0,88%, a 502,19 pontos, reduzindo algumas perdas depois de cair até 2% durante a sessão. A queda foi de quase 2% na semana, a pior semana desde o início de setembro.
A Novo Nordisk despencou 20,8% depois que a farmacêutica dinamarquesa revelou resultados decepcionantes em um teste de estágio final para seu medicamento experimental de próxima geração contra a obesidade, o CagriSema, eliminando até 125 bilhões de dólares de seu valor de mercado.
O setor de saúde caiu 4%, enquanto o índice de referência dinamarquês recuou 13,2%, atingindo seu fechamento mais fraco desde agosto de 2023.
Embora a maioria dos setores do STOXX 600 tenha caído, o imobiliário foi um raro ponto positivo, com alta de 1,4%.
Prejudicando ainda mais o humor dos investidores, o presidente eleito norte-americano, Donald Trump, disse que a União Europeia deve comprar petróleo e gás dos Estados Unidos para compensar seu "tremendo déficit" com a economia do país, ou enfrentar tarifas.
"O entendimento profundamente falho de Trump sobre as balanças comerciais e os fatores determinantes está sendo aplicado mais uma vez e, até certo ponto, esse tipo de coisa era esperado pela UE e por outros", escreveram analistas do Scotiabank em nota.
A Comissão Europeia disse que está pronta para discutir com Trump como fortalecer o que descreveu como um relacionamento já forte, inclusive no setor de energia.
O STOXX 600 sobe quase 6% até agora neste ano, em comparação com uma alta de 25% no índice de referência dos EUA S&P 500.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,26%, a 8.084,61 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,43%, a 19.884,75 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,27%, a 7.274,48 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,06%, a 33.766,29 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,24%, a 11.467,30 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,23%, a 6.276,75 pontos.
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros