Empresários do agronegócio pedem mais punição contra invasores de terra

Publicado em 30/04/2010 07:57
Empresários presentes à Agrishow de Ribeirão Preto pediram aos presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) que adotem posição dura contra invasores de terra e decretem o fim da "gastança pública".

-Todos querem crescer, mas precisamos brigar com a taxa de juros que sobe inesperadamente para bancar a gastança pública do governo. Esperamos que nos ouçam e se preocupem em transformar o país em nação - disse Rubens Dias de Moraes, presidente da Jumil, empresa de máquinas agrícolas de Batatais.

O setor, segundo ele, quer que o novo governo seja duro contra invasores de terra.

- Não queremos incertezas, queremos uma posição contra a invasão de terras, que não pode ser aceita como natural. Queremos que o novo presidente separe a ideologia da ação.

Para Moraes, o agronegócio precisa de política agrícola e não de planos anuais. De acordo com os empresários do setor, os políticos usam a Agrishow como palco.

- Aqui eles são bem acolhidos e escutam nossas reivindicações, que são poucas. Quem sabe eles, sentindo o cheiro da terra, fiquem sensibilizados.

Joaquim Augusto Azevedo, presidente do Sindicato Rural e da Associação Rural de Ribeirão Preto, quer que os sem-terra sejam responsabilizados criminalmente pelas invasões de terras:

- Estes grupelhos precisam de punição. São criminosos que se dizem trabalhadores. A invasão de terra tem que ser criminalizada. Só um governo irresponsável apoia esses grupos.

O presidente da Sociedade Rural Brasileira, Cesário Ramalho, e diretores da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos defendem que o ministro da Agricultura seja técnico.

- Precisamos de alguém do setor na agricultura, que ouça nossos projetos para o setor. Precisamos de mudanças.

Fonte: O Globo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros
undefined