A inflação no atacado da Índia aumenta ligeiramente em fevereiro

Publicado em 17/03/2025 07:11

Logotipo Reuters

NOVA DÉLHI, 17 de março (Reuters) - A inflação no atacado da Índia (INWPI=ECI) em fevereiro subiu para 2,38% ano a ano, ligeiramente acima dos 2,31% em janeiro, uma vez que a desaceleração do aumento dos preços dos alimentos foi compensada por uma queda mais estreita nos preços dos combustíveis, mostraram dados do governo divulgados na segunda-feira.

A inflação no atacado, um indicador dos preços ao produtor, foi marginalmente maior do que os 2,36% projetados por economistas em uma pesquisa da Reuters.

Os preços dos alimentos no atacado subiram 5,94% em fevereiro, desacelerando em relação ao aumento de 7,47% em janeiro.

Os preços dos cereais subiram 6,77% em fevereiro, contra um aumento de 7,33% no mês anterior.

Os preços dos vegetais caíram 5,80%, em comparação com um aumento de 8,35% no mês anterior. No entanto, os preços de batatas, cebolas e frutas aumentaram entre 21% e 48%.

"A pressão descendente sobre o título impresso devido à queda na inflação dos alimentos foi compensada pela redução da deflação no segmento de combustíveis e energia", disse Rahul Agrawal, economista do ICRA.

Os preços de combustível e energia caíram 0,71% na comparação anual, em comparação com uma queda de 2,78% em janeiro.

Os preços dos produtos manufaturados, que representam cerca de 64% do índice de preços no atacado, aumentaram 2,86% após alta de 2,51% em janeiro.

As pressões inflacionárias no país do sul da Ásia vêm diminuindo nos últimos meses, à medida que o clima favorável ajudou na produção de vegetais e melhorou a oferta, aumentando as expectativas de mais cortes nas taxas de juros nos próximos meses.

A inflação no varejo da Índia caiu abaixo da meta de 4% do banco central em fevereiro, principalmente devido à queda nos preços dos vegetais, mostraram dados do governo na semana passada.


Reportagem de Sarita Chaganti Singh e Aftab Ahmed; Edição de Varun HK

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mesmo tarifa mínima é ruim e Brasil terá nova reunião com EUA na próxima semana, diz Alckmin Mesmo tarifa mínima é ruim e Brasil terá nova reunião com EUA na próxima semana, diz Alckmin
Trump diz que China pode obter alívio tarifário se aprovar acordo do TikTok
Dólar desaba após pacote de tarifas de Trump e fecha na menor cotação do ano
Tarifas dos EUA podem acelerar implementação de acordo Mercosul-UE, diz presidente da ApexBrasil
Em meio ao caos tarifário dos EUA, França convoca reunião do Mercosul com parceiros da UE
Com tarifas em mãos, Fed agora precisa pesar riscos de inflação contra golpe no crescimento