Atividade econômica da Argentina cresce no ritmo mais rápido em dois anos e meio

Publicado em 26/02/2025 07:53

Logotipo Reuters

BUENOS AIRES, 25 de fevereiro (Reuters) - A atividade econômica da Argentina cresceu 5,5% em dezembro em comparação com o mesmo mês do ano anterior, crescendo no ritmo mais rápido desde meados de 2022, mostraram dados oficiais nesta terça-feira.

O aumento também superou a expansão de 3,5% esperada por analistas consultados pela Reuters no país sul-americano rico em grãos.

Os dados se comparam com um crescimento revisado de 0,4% ano a ano no mês anterior. O aumento de dezembro foi impulsionado por expansões em nove setores produtivos, principalmente os setores de intermediação financeira e comércio, de acordo com dados da agência de estatísticas INDEC.

A atividade econômica da Argentina aumentou 0,5% em dezembro em relação ao mês anterior, o terceiro aumento mensal consecutivo.

Os dados apontam para uma possível recuperação da economia argentina, duramente atingida pelas duras medidas de austeridade do presidente libertário Javier Milei.

O INDEC também registrou queda anual de 1,8% na atividade econômica do país em 2024.

Reportagem de Aida Pelaez-Fernandez e Walter Bianchi; Edição de Natalia Siniawski e Lisa Shumaker

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Citi reduz projeção de alta da Selic em maio de 0,75 para 0,50 ponto percentual Citi reduz projeção de alta da Selic em maio de 0,75 para 0,50 ponto percentual
Dólar cai pela 7ª sessão ante o real em sintonia com o exterior Dólar cai pela 7ª sessão ante o real em sintonia com o exterior
Ações europeias fecham em alta antes de dados e balanços da semana
Países do Brics discutem resposta conjunta às políticas comerciais de Trump
Zona do euro cresceu no 1º tri, mas enfrenta futuro difícil, diz vice-presidente do BCE
Wall St fica sem direção única em início de semana movimentada de balanços e dados